IFPR investe na consolidação do câmpus Curitiba – Instituto Federal do Paraná

IFPR investe na consolidação do câmpus Curitiba

A prioridade da Reitoria e da direção do câmpus é realizar a transferência de toda a infraestrutura da unidade para a sede João Negrão, contribuindo para a revitalização urbana do bairro Rebouças.

A obra que revitaliza a sede João Negrão e prepara sua infraestrutura para acolher todos os cursos técnicos e superiores do Câmpus Curitiba está prevista para iniciar em 30 de setembro de 2013. A previsão foi estabelecida em reunião realizada no final de junho, pela Reitoria do IFPR, em conjunto com a equipe diretiva do câmpus Curitiba. A primeira etapa do cronograma já foi cumprida com a transferência da Pró-Reitoria de Administração para o novo prédio, no bairro Tarumã.

A data 30 de setembro é fruto do planejamento e cronograma de trabalho, realizado junto à Diretoria de Infraestrutura da Pró-Reitoria de Administração (DI/PROAD), que considera a complexidade da obra que será realizada para a consolidação da unidade. Além da ampla reestruturação do prédio atual – ocupado simultaneamente pela Reitoria e câmpus, que inclui reformas nas instalações elétricas e de lógica, alterações de layout e modernização da fachada, há também a ampliação do câmpus para o terreno da antiga fábrica da Mate Real, contíguo ao edifício. Neste local serão realizadas readequações dos atuais galpões e edificações de laboratórios, respeitando o valor histórico da área e atendendo as necessidades previstas pela comunidade acadêmica do câmpus para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por se tratar de área de preservação do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico de Curitiba, devido a instalação da empresa Moinhos Unidos Brasil (Mate Real) na década de 30, a fachada do prédio será revitalizada, atendendo as orientações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

O reitor Irineu Colombo enfatiza que “a obra do câmpus Curitiba é complexa, porém essencial não apenas para o IFPR e sua comunidade acadêmica, como para toda a cidade”. Colombo destaca o Governo Federal por meio de suas instituições de ensino e a Prefeitura estão investindo em intervenções no bairro Rebouças, o que a tornará uma área ainda mais nobre e de referência na capital. “Teremos edificações do IFPR, UTFPR e UFPR. Há a previsão da construção do centro administrativo do município nesta área. Portanto, a reestruturação do câmpus Curitiba requer muita responsabilidade e atenção com a parte urbanística e social”.

“O apoio da comunidade acadêmica é essencial neste processo de consolidação do câmpus Curitiba. A equipe diretiva da unidade está trabalhando de forma integrada, para atenuar os impactos aos estudantes e servidores nesta etapa de transição”, afirma o Professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo, diretor-geral do IFPR Câmpus Curitiba.

Para Gilmar Ferreira dos Santos, pró-reitor de Administração, é importante ressaltar o meticuloso trabalho que está sendo realizado pelos engenheiros e arquitetos do IFPR, seguindo as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e IPPUC. “Toda a equipe da pró-reitoria está dedicada no cumprimento dos prazos estimulados e esperamos que a comunidade acadêmica compreenda a complexidade da obra, que exige tantos cuidados”, ressalta.

Obras serão realizadas em etapas

Para consolidação do câmpus Curitiba serão necessárias três frentes de trabalho: transferência da Reitoria para o Tarumã, readequação da sede João Negrão e sua ampliação para o terreno contíguo. A transferência da Reitoria está prevista para ser concluída em 26 de agosto. Há um hiato entre a realocação da Reitoria e a previsão de início das obras devido aos procedimentos de licitação e homologação do contrato para a prestação dos serviços na sede João Negrão. A Diretoria de Infraestrutura (DI/PROAD) e a direção do câmpus Curitiba prevêm para dezembro de 2013 a finalização das obras no prédio atual (segunda etapa) e para  2014 a entrega dos laboratórios que serão construídos (terceira etapa).

Confira as principais datas do cronograma estabelecido:

26 de julho: Início realocação da Reitoria para sede no Tarumã

05 de agosto: Previsão de publicação de Edital de Licitação para contratação de empresa responsável pela reestruturação do câmpus Curitiba

26 de agosto: Finalização da transferência e início do atendimento na nova sede da Reitoria

30 de setembro: Início das obras no câmpus Curitiba

Dezembro: Finalização de readequação do atual prédio do câmpus Curitiba (João Negrão)

2014

Finalização dos laboratórios e parte administrativa do câmpus Curitiba (antigo Mate Real)