IFPR lança Portal da Pesquisa Institucional – Instituto Federal do Paraná

IFPR lança Portal da Pesquisa Institucional

Foi lançado nesta terça-feira (19), o Portal da Pesquisa Institucional, ferramenta que visa dar publicidade aos relatórios gerenciais disponibilizados pelos sistemas sob responsabilidade do pesquisador/procurador educacional institucional. O objetivo é disseminar as informações estatístico-educacionais, visando à sinalização e proposição de ações efetivas referentes ao planejamento e à tomada de decisões.

A intenção é de que o Portal permita a interlocução permanente com os diversos setores da instituição, no sentido de coletar e sistematizar os dados a serem informados a órgãos do governo e a toda a comunidade acadêmica. O Portal da PI foi instituído para ser fonte oficial de informações referentes aos dados da instituição, obtidos por meio de relatórios extraídos dos sistemas sob sua responsabilidade, tais como: e-MEC, Sistec, Educacenso, Censo da Educação Superior, e também das pró-reitorias e câmpus.

Iniciativa da DII pretende reforçar a comunicação interna

A dificuldade de obtenção de determinadas informações é um fator dificultante para avaliação dos dados referentes à gestão no âmbito do IFPR. Os principais motivos são a falta de integração entre os sistemas utilizados, o formato do atual sistema de controle acadêmico e a falta de uniformidade nos conceitos utilizados na gestão acadêmica.

Imersa neste panorama, a Diretoria de Informações Institucionais/Proplan – que atua como fonte de Informações Estatísticos Educacionais – enfrenta dificuldades para obter retorno das solicitações realizadas aos demais setores do IFPR, em prazos compatíveis com as datas limites estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) ou instâncias superiores – e até mesmo as demandas internas. Somado ao desconhecimento da importância da Avaliação Institucional, da atuação do Procurador Educacional Institucional e a falta de uma cultura institucional que considere a informação como um bem da organização, isso resulta, para os servidores, desconhecimento de processos fundamentais à gestão. Consequentemente, os resultados junto à comunidade acadêmica também são comprometidos.

A ampla expansão de uma nova instituição no Estado do Paraná, o grande número de unidades e distâncias geográficas, o ingresso de novos servidores com diferentes formações e experiências resultam em diferentes demandas, inclusive referentes à consolidação de suas políticas e ao modelo de gestão a ser adotado. Do planejamento à avaliação dos resultados, a obtenção de dados é fator decisivo na tomada de decisões. A comunicação interna e o compartilhamento do conhecimento organizacional deve fazer parte dos planos estratégicos do IFPR, pois quando informações e conhecimentos são compartilhados, temos um ambiente de cooperação, propício para a geração de ideias, soluções e novos conhecimentos.

O Portal da Pesquisa Institucional surge como instrumento para disseminar o conhecimento sobre todas as etapas e processos que envolvem a Avaliação Institucional ao qual o Instituto Federal do Paraná (IFPR). No portal, você encontra notícias referentes aos sistemas, prazos e procedimentos pertinentes a estas atividades. Acesse e confira!

Com informações da Diretoria de Informações Institucionais/Proplan