IFPR leva trabalhos ao Cotuca – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

IFPR leva trabalhos ao Cotuca

No dia 07 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi realizada a VI Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca). Com o objetivo de estimular a troca de conhecimento a fim de contribuir para o ensino técnico e o desenvolvimento científico e tecnológico do país, o evento recebeu representantes do Instituto Federal do Paraná.

De Colombo, estudantes do Curso Técnico em Informática apresentaram três trabalhos na modalidade pôster. Como exemplo, a aluna Isabelle Reganhã apresentou o trabalho “Um combo de preconceitos”: os discursos de gênero d@s docentes que atuam no Ensino Médio, orientada pela professora Patrícia Maciel. “As apresentações e as palestras nos trouxe novas ideias para desenvolvimento de futuros projetos”, comentou Isabelle.

Do Campus Irati foram dois professores e dez alunos levando nove trabalhos ao evento. Como exemplo, a aluna Vanessa Pachalki, do curso de Informática, apresentou o “Euler App: Tecnologia assistiva para aprendizagem da tabuada”, e a aluna Júlia de Andrade, do curso de Agroecologia, apresentando o “Calgri: aplicativo sobre exigências nutricionais para aves”.

“Os trabalhos são resultado do projeto Ifdroid, que desde 2014 tem estimulado a participação de alunos do Campus Irati em eventos científicos, promovendo iniciação voluntária e atividades de Extensão”, coloca o professor Rodrigo Duda. Além dos diversos trabalhos apresentados pelo Campus Irati, o professor Osmar Ansbach orientou o aluno Gabriel Gnatkowski, de Agroecologia, no projeto “Ahorta – Aplicativo desenvolvido para auxiliar na montagem e manutenção de uma horta caseira agroecológica”.

De Londrina, foram apresentados 20 trabalhos, como por exemplo “Jogos eletrônicos e sua aplicação no ensino: o desafio dos videogames no aprendizado”, do aluno Guilherme Mori, orientado pelo professor Reinaldo Nishikawa, e “Comparação da cinética de desidratação de alimentos com alta concentração de água a fim de pontuar a eficácia de uma secadora solar”, das alunas Beatriz dos Santos e Victoria Gomes, orientadas pelo professor Marcelo Estevam.

Do Campus Paranaguá, foram apresentados oito protótipos e um pôster, com alunos dos cursos Técnico em Mecânica e Tecnologia em Manutenção Industrial. “Os alunos voltaram super motivados em continuar com mais entusiasmo ainda seus trabalhos de Pesquisa, Inovação e Extensão”, comenta o professor Rafael Kawano.

O Campus Campo Largo esteve representado pelos projetos de Robótica, da área de Inovação, e com um projeto de Extensão.