IFPR marca presença no Conecta IF – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

IFPR marca presença no Conecta IF

Entre os dias 03 e 07 de outubro, em Brasília, foi realizado o Conecta IF, evento que tem como proposta integrar estudantes e servidores de todos os Institutos Federais do Brasil, entre eles o IFPR, instituições de ensino e comunidade em geral. Cerca de 20 mil pessoas participaram dos cinco dias intensos de atividades.

Com 18 eventos que aconteceram ao mesmo tempo, tudo dentro do Conecta IF, os presentes puderam participar de palestras, oficinas, mostras, workshops, rodas de conversas, encontro de microempresas, exposições, protótipos de produtos desenvolvidos na instituição, arte, cultura, desafios, competições, feiras, exposições, resultados de pesquisas e muito mais.

O Campus Jaguariaíva esteve representado por estudantes do curso Técnico em Biotecnologia, os quais participaram da competição IF Olímpico, que foi realizada dentro do evento. Os estudantes apresentaram o projeto denominado “Biodecompositor”, orientado pela professora Karine Marcondes da Cunha, mostrando uma proposta de compostagem dos resíduos sólidos orgânicos em reator de baixo custo, reprodutível e de fácil manutenção. O projeto conquistou medalha de prata na modalidade IF Verde, disputada pelos Institutos Federais de todo o Brasil, sendo o único representante do IFPR na competição.

Do Campus Quedas do Iguaçu esteve presente o professor Vladson Cunha. “No primeiro dia de Conecta IF, os participantes já puderam sentir o espírito do evento, pois a solenidade de abertura trouxe a democratização da programação em Informática como pauta”, comenta Cunha.

De Telêmaco Borba participou o professor Rafael Michelato, apresentando o projeto Luteria, o qual diz respeito à construção e manutenção de instrumentos musicais, com foco em instrumentos de cordas feitos em madeira, artesanalmente.

Do Campus Irati, a coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), Lana Mara Gomes, participou do evento, pois englobou o 6º Encontro de Napne.