IFPR participa de capacitação promovida pelo MEC – Instituto Federal do Paraná

IFPR participa de capacitação promovida pelo MEC

Professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participaram, na última semana, do curso de formação docente em Eficiência Energética Industrial. Do IFPR, esteve presente a Diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, Andrea Rodrigues.

Realizado no Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo, o curso é parte da primeira etapa de um projeto de capacitação de professores das diversas áreas da Engenharia, para implementação de cursos-piloto à sociedade, e abordou temas como: Medidas de Melhoria de Desempenho Energético, Gestão de Energia e Análise Financeira de Medidas de Eficiência Energética. A capacitação é promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a agência de cooperação internacinoal da Alemanha Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), para o desenvolvimento de ações na área de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal.

A segunda etapa dessa capacitação está planejada para o próximo ano, também no Campus Vitória, e será dividida em partes teóricas e práticas. Com o apoio de uma empresa do ramo industrial, serão abordadas questões como geração e distribuição de vapor, ar comprimido, bombas e ventilação.

Confira alguns momentos da capacitação no Campus Vitória.

Com informações do Ifes