Evento externo

IFPR participa de elaboração da proposta de Matriz Orçamentária para 2017

Publicado em

Durante o 50º Fórum de Planejamento e Administração (Forplan), realizado de 22 a 24 de junho, em Brasília, 41 pró-reitorias de administração da Rede Federal, incluindo o IFPR, trabalharam na estruturação de proposta de Matriz Orçamentária para 2017.

Representando a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR, a Diretora de Planejamento, Alessandra Mariquito, explicou que o encontro foi realizado para tratar do planejamento orçamentário para o exercício de 2017, durante o qual foram discutidas a metodologia e a distribuição do orçamento da Rede Federal. “A  participação do IFPR foi importante para expor as necessidades de nossa instituição e buscar evolução para o orçamento, para que este atenda de forma satisfatória as carências de recursos em nossas unidades,” disse Alessandra.

A proposta será apresentada e discutida nesta quarta-feira (29), em reunião extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O montante necessário para a execução das atividades dos Institutos Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II será apresentado ao Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o coordenador do Forplan, Claudecir Gonçales, pró-reitor de administração do Instituto Federal Goiano, a proposta defende um cálculo justo, considerando o crescimento da Rede e o número de estudantes. “As metas do governo precisam ser atendidas, mas desde que a instituições tenham as condições necessárias”, disse, referindo-se aos objetivos do Plano Nacional de Educação (PNE).

Ainda nesta quarta-feira, a Diretoria Executiva do Conif e os coordenadores da Câmara de Administração do Conif e do Forplan apresentarão o plano de distribuição de recursos ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcos Antônio Viegas Filho.

Fórum – A programação do 50º Forplan contou com a participação de representantes da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do MEC e da Secretaria de Orçamento Federal (SOF). Também participaram o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado; o vice-presidente, Jerônimo Rodrigues da Silva; o diretor Financeiro, Roberto Brandão; o coordenador da Câmara de Administração, José Bispo Barbosa, e o reitor do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Uberlando Tiburtino Leite.

Com informações de portal.conif.org.br.