Publicado em
O Instituto Federal do Paraná, representado pelo professor João Madureira, participou na última na sexta-feira (19), de Reunião Pública com os Movimentos Sociais do Campo. O encontro foi promovido pelo INCRA, como atividade integrante da Jornada de Lutas do MST, que acontece em todo o país durante o mês de abril.
A reunião contou com representantes de órgãos federais e da esfera estadual. Sob a coordenação do INCRA e com a presença de dezenas de lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST de todo o Estado, a atividade contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, do Instituto Federal do Paraná – IFPR, do Banco do Brasil, do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, da CONAB e do Governo do Paraná.
O objetivo foi discutir as demandas dos movimentos camponeses a fim de convergir esforços dos órgãos de governo nas ações do Plano Nacional de Reforma Agrária em consonância com o Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal.
O professor João Cláudio Madureira, representando o reitor Irineu Colombo, reiterou o compromisso do IFPR com a implementação de políticas públicas, no âmbito da educação profissional, que promovam a inclusão dos sujeitos do campo. Também salientou a ampliação da oferta dos cursos em parceria com o INCRA e os Movimentos Sociais do Campo por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, sob a coordenação do Câmpus Campo Largo.
Foi ainda anunciado a oferta de diversos cursos pelo PRONATEC Campo e a atuação do IFPR junto ao MEC para consolidar a implantação da Unidade de Educação Profissional – UEP a ser implantada no Assentamento Contestado localizado no Município da Lapa.
Confira as fotos no Facebook