IFPR participa do Seminário Nacional de Formação de Professores na Rede Federal – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

IFPR participa do Seminário Nacional de Formação de Professores na Rede Federal

"Ambiente de auditório. Há pessoas sentadas olhando para pessoas apresentando trabalhos"
IFPR participou com apresentação de trabalhos

De 17 a 19 de outubro, foi realizado no Instituto Federal de Brasília o I Seminário Nacional de Formação de Professores na Rede Federal, organizado pelo Fórum de Dirigentes de Ensino. O evento contou com a presença de representantes da Pró-Reitoria de Ensino do IFPR, e teve o objetivo promover o debate acerca da Formação de Professores na Rede Federal.

Com o tema “Caminhando para a Construção de Diretrizes”, a programação contou com palestras, dentre elas “A EPT na formação inicial de professores”, apresentada pela servidora Sandra Terezinha Urbanetz, do IFPR, e pelo professor Dante Henrique Moura, do IFRN, e “A proposta pedagógica das licenciaturas: novos desafios postos pela Resolução CNE/CP nº 02/2019”, apresentada pela professora Acácia Zeneida Kuenzer, do IFPR.

Durante o evento, também foi apresentada a versão preliminar do documento base para a construção de diretrizes para a oferta de cursos de Licenciaturas. O documento intitulado, “Reflexões sobre a formação de professores na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: caminhando para a construção de diretrizes”, será enviado às instituições da Rede Federal nos próximos meses para colaborações de todos os servidores.

Também foi aprovada a Carta de Brasília, que ratifica a necessidade urgente da revogação da Resolução CNE/CP nº 02/2019, que precariza a formação dos docentes da Educação Básica do Brasil, para que volte a ter vigência a Resolução CNE/CP nº 02/2015, pautada pela concepção de educação como processo emancipatório e permanente.