IFPR participará do JIF Nacional com 59 atletas – Instituto Federal do Paraná

Esportes

IFPR participará do JIF Nacional com 59 atletas

De 28 de novembro a 02 de dezembro serão realizados os Jogos das Instituições Federais (JIF Nacional), em São José do Rio Preto (SP). O IFPR enviará 59 estudantes atletas, de 11 campi, que participarão de sete modalidades esportivas.

As modalidades que terão representantes do Instituto são: atletismo, basquetebol (masculino), futsal (feminino), tênis de mesa individual e por equipe (masculino e feminino), voleibol de quadra (masculino e feminino), voleibol de praia (masculino e feminino) e xadrez (masculino e feminino).

Os estudantes atletas são dos campi de Barracão, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jaguariaíva, Paranaguá, Pitanga e Telêmaco Borba.  No total são 30 mulheres e 29 homens.

“A participação da delegação do IFPR é muito relevante, pois, após um período sem atividades presenciais esportivas, os atletas poderão participar de momentos de bem-estar e socialização, a partir deste evento tradicional na Rede”, comenta André Cancella, da Coordenadoria de Atividades Formativas, da Pró-Reitoria de Ensino (Proens). “Desejamos sorte e sucesso aos nossos atletas, que possam nos representar da melhor maneira, elevando o nome e a marca do IFPR”, finaliza Cancella.

Preparação e retomada dos eventos esportivos

Considerando que em 2020 e 2021 não houve qualquer evento esportivo, na modalidade presencial, organizado pela Rede Federal e pelo IFPR, o processo de seleção dos atletas iniciou com uma reunião realizada com os coordenadores das modalidades esportivas do IFPR, a partir da informação que a Comissão Nacional Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif) estabeleceu o teto de 60 atletas por instituição.

Para o atletismo considerou-se as marcas obtidas pelos estudantes do IFPR nas competições municipais e nas fases regionais e final estadual. Foram comparados os tempos e marcas com as edições anteriores do JIF Nacional para definir quais são os atletas com as melhores marcas.

Para as modalidades coletivas de futsal, voleibol, voleibol de praia e basquete foi considerada, inicialmente, a perspectiva de ter uma equipe base definida em algum campus e que estivesse disputando as competições municipais. Algumas se classificaram para as fases regionais e final estadual.

A etapa seguinte foi a realização de clínicas esportivas para as respectivas modalidades, de modo que os coordenadores pudessem identificar estudantes com potencial de integrar as equipes.

A modalidade tênis de mesa realizou uma clínica esportiva, na cidade de Maringá, em formato de evento aberto para a comunidade externa, ocasião que houve também premiação.

Na modalidade xadrez há maior facilidade para a seleção dos atletas, pois permite a realização de eventos e treinamentos a distância. Foram considerados os resultados obtidos pelos estudantes no eJIFPR, que teve a modalidade Xadrez Arena, chamada Lichess.

O evento, que em sua organização conta com a participação do IFSP, marca a retomada das atividades esportivas presenciais após o período de isolamento social e de atividades remotas, que foram impostos pela pandemia da covid-19.