IFPR realiza cerimônia de lançamento de Pedra Fundamental dos câmpus de União da Vitória e Jaguariaíva – Instituto Federal do Paraná

Nos próximos dias, os futuros câmpus do IFPR nos municípios de União da Vitória e Jaguariaíva realizarão cerimônias de lançamento de Pedra Fundamental e assinatura da Ordem de Serviço. Em União da Vitória também haverá apresentação do Plano Diretor, documento que estabelece o planejamento de utilização da infraestrutura visando excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão para as novas unidades do IFPR. O reitor Irineu Colombo estará presente nas duas solenidades, assim como autoridades locais e demais convidados da comunidade.

Em União da Vitória, os eventos serão realizados na próxima segunda-feira, dia 08 de julho, em duas etapas: às 15h, lançamento da Pedra Fundamental e a assinatura da Ordem de Serviço no terreno do câmpus (Avenida Paula Freitas, S/N). Em seguida, às 19h30, ocorre a apresentação do Plano Diretor, no Cine Teatro Luz (Rua Carlos Cavalcanti, 124). O câmpus será administrado pela professora Patrícia Bortolini. O reitor do IFPR, Irineu Colombo, esteve em União da Vitória no dia 17 de junho deste ano e registrou em cartório a escritura do terreno de 60 mil m² doado pela Prefeitura para construção do câmpus na cidade.

De acordo com o plano diretor, a primeira parte da obra compreende ao bloco administrativo e biblioteca. O edifício é composto por dois andares e para o térreo estão previstos:  biblioteca, área de exposições, sala de aula multiuso para fins didáticos, espaço de convivência (pátio coberto) e secretaria de assistência aos alunos. Já para o andar superior, haverá área para o setor administrativo e coordenações, sala de professores, salas auxiliares e espaço de convivência para servidores. “Em União da Vitória também apresentaremos que o ginásio do câmpus será construído de forma praticamente concomitante ao bloco administrativo. A unidade também contará com uma ampla área verde e bosque integrado”, explica Álvaro Komiya, arquiteto que compõe a Comissão do Plano Diretor e atua na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

A previsão é que as obras iniciem em julho de 2013 e sejam encerradas em 12 meses.  Segundo o arquiteto Fernando Neves, da Diretoria de Infraestrutura (DI/PROAD/IFPR), o projeto arquitetônico é modular, permitindo maior flexibilidade dos ambientes. O projeto também “prevê sistema de ventilação cruzada,  iluminação natural difusa, proteção contra incidência solar direta, reuso de águas pluviais e  sensores de presença para iluminação artificial, assegurando maior sustentabilidade da edificação”, explica.

A instalação de novas unidades do IFPR em União da Vitória e Jaguariaíva foi anunciada em 16 de agosto de 2011 pela terceira fase de ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além de União e Jaguariaíva, há outros quatro novos câmpus sendo instalados no Paraná, são eles: Pitanga, Pinhais, Colombo e Capanema.

Jaguariaíva

Em Jaguariaíva, o lançamento da Pedra Fundamental será realizado no dia 12 de julho, às 15h, no terreno da unidade (Rodovia PR-151, km 213). Na oportunidade, o reitor irá apresentar oficialmente à comunidade o professor Fernando Amorim, que será responsável pela direção geral do câmpus. A sede do IFPR em Jaguariaíva será construída em terreno de aproximadamente 72,5 mil m². O imóvel foi doado pela Prefeitura Municipal, em evento realizado no Plenário da Câmara Municipal, no dia 9 de abril de 2012.

Saiba mais…

Reitor Colombo assina escritura do futuro câmpus União da Vitória

IFPR lança Plano Diretor do câmpus Jaguariaíva na segunda-feira (26)