IFPR realiza diversas atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher – Instituto Federal do Paraná

IFPR realiza diversas atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, a Reitoria e vários campi do IFPR realizaram diversas atividades como forma de reflexão sobre assuntos ligados à saúde feminina, mercado de trabalho, convívio em sociedade e empoderamento das mulheres no mundo atual.

Na Reitoria, na terça-feira (07), pela manhã, foram realizadas atividades relacionadas a saúde da mulher, como verificação de pressão arterial, medição da glicemia, técnica de auto-exame com seio cobaia (para prevenção do câncer de mama), orientações sobre a saúde da mulher (vacina HPV) e tonometria (pressão ocular). No período da tarde foram oferecidas terapias naturais como reflexologia, massagem facial, terapia com florais e shiatsu, além de massoterapia.

As atividades foram promovidas pela Progepe em parceria com o Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) com a Uniandrade, e com o Núcleo de Assistência à Saúde do Servidor (NAS) do IFPR, além do Geap e do Instituto Oftalmológico de Curitiba.

“As atividades possuem caráter preventivo e disseminam práticas de cuidados com a saúde que podem ser incorporadas no dia a dia das servidoras. A proposta para a semana da mulher marca o início de ações pontuais do NAS/Progepe, que terão o objetivo de zelar pela qualidade de vida de todos os servidores do IFPR”, comenta a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Eliane Mesquita.

No Campus Avançado Astorga, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, os alunos e servidores participaram de um café oferecido pela direção do campus.

Em Campo Largo  houve recitação de poemas, apresentação de danças e uma aula aberta com a temática “Mulher na história”.

No Campus Cascavel, ocorreu a exibição de um documentário e uma roda de conversa para debater o significado da data e da luta das mulheres por direitos civis, sociais e políticos. Além disso, em meio a declamação de poesias e música, as servidoras e profissionais terceirizadas receberam uma homenagem feita pela direção do campus. No Campus Colombo foi realizada uma exposição envolvendo os temas “Gênero e Sexualidade”, “Mulheres e Sujeitos LGBTTT”, “Mulher e o Mundo do Trabalho” e “Gênero e Saúde”.

Em Goioerê, as servidoras, alunas e colaboradoras terceirizadas receberam flores, homenagens e poemas. Com a participação de alunos e servidores, o Campus Irati realizou atividade nos três períodos do dia. Inicialmente, aconteceu uma breve explicação histórica sobre o Dia Internacional da Mulher, seguida de uma roda de conversa sobre a relação entre mulher, ciência e profissão. A biblioteca do campus, local onde foi realizado o evento, organizou um mural com biografias de mulheres nascidas na cidade de Irati que se destacam ou se destacaram na literatura e nas artes cênicas. Foram também selecionados alguns títulos de obras de escritoras para que interessados possam emprestar e ler em casa.

Na cidade de Ivaiporã, as servidoras receberam flores e chocolate, além de um café da tarde organizado pelos homens do campus.

No Campus Paranaguá, foram distribuídas rosas às servidoras e funcionárias das empresas terceirizadas que atuam no local. Além disso, alunas e docentes apresentarão, entre os dias 16 e 18 de março, a 2ª Semana Mulheres e Direitos Humanos. Por meio de exposição de trabalhos artísticos, artesanato, apresentações musicais, oficinas e mesas de discussão, o evento visa discutir de questões de gênero e empoderamento feminino na sociedade contemporânea.

O Campus Avançado Quedas do Iguaçu promoveu um momento de reflexão com os alunos sobre as questões que envolvem a situação das mulheres hoje em dia.

Com exposição fotográfica, palestra, roda de conversa e exibição de filmes, o Campus Telêmaco Borba buscou provocar reflexões sobre as relações de gênero nos espaços sociais. Por meio da palestra “Violências contra a mulher”, do projeto Mulheres e Olhares, coordenado pela professora Andréa Schactae, o público pôde refletir sobre o assunto.

Em Umuarama, o Dia Internacional das Mulher foi comemorado de uma forma diferente. Após uma recepção com música ao vivo, foram realizadas atividades específicas para elas e também para os homens. As palestras “Política e Empoderamento Feminino” e “Porque é tão chato ter que provar que se é homem nos outros 364 dias do ano” foram específicas para os homens e as palestras “Saúde da Mulher” e “Empoderamento Feminino” foram voltadas exclusivamente às mulheres.

No Campus União da Vitória, as mulheres do campus receberam rosas distribuídas pela Diretora de Ensino Rosana Frey.

Seu campus também realizou atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher? Envie as informações para comunicacao@ifpr.edu.br