IFPR realiza I Encontro de Contabilidade – Instituto Federal do Paraná

IFPR realiza I Encontro de Contabilidade

Iniciou nesta manhã, dia 19 de agosto, o I Encontro de Contabilidade do IFPR. O evento, que será realizado nesta segunda (19) e terça-feira (20) integra a Reunião Estendida do Colégio de Dirigentes (CODIR) e é destinado aos gestores da instituição, em especial àqueles ligados às diretorias e coordenações da área da execução orçamentária, financeira e contábil dos câmpus e das pró-reitorias, além dos técnicos em contabilidade e contadores que integram o quadro de servidores da instituição. A abertura contou com a presença do professor Jesué Graciliano da Silva, reitor pro tempore do IFPR, Gilmar Ferreira, pró-reitor de Administração (Proad) e Lara Cristiane dos Santos, diretora de Contabilidade, Orçamento e Finanças (DCOF). Em seguida, iniciou a palestra do analista de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó, com o tema “Entendendo as mudanças na contabilidade aplicada ao setor público”, que tratou do perfil do profissional de contabilidade, do cenário de mudanças e da convergência das normas na área. A palestra teve início às 09h.

Abertura

Em sua breve saudação de boas-vindas, Gilmar Ferreira agradeceu ao empenho da equipe da DCOF para a organização do evento e destacou o quanto é importante discutir a temática de novos rumos para a contabilidade pública. Já o professor Jesué Graciliano da Silva lembrou o quanto é importante a troca de experiências e boas práticas entre os servidores, os câmpus e os Institutos que compõem a Rede Federal. “É preciso ter solidariedade para que possamos fortalecer a instituição. Os alunos estão nos câmpus, portanto,  dar mais autonomia para que eles possam executar determinadas rotinas significa garantir que os alunos tenham acesso ao que há de melhor na educação profissional”, destacou.

Lara Cristiane dos Santos destacou o objetivo do evento e o quanto é fundamental o apoio dos diretores gerais e dos gestores para dar continuidade as mudanças que estão sendo empreendidas.  O objetivo do I Encontro de Contabilidade é aproximar a Diretoria de Contabilidade, Orçamento e Finanças (DCOF)  dos órgãos que exercem funções correlatas nos câmpus e nas pró-reitorias do IFPR. “Outro objetivo é também envolver os gestores das unidades, que com a desconcentração das atividades, serão responsáveis pela execução, orçamentária, financeira e contábil, contando apenas com a supervisão e acompanhamento da DCOF”, complementou.

Programação

Às 14h, o professor Carlos Alberto Ávila, atualmente ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), ministrou palestra sobre orçamento público. Às 16h, o secretário do Tribunal de Contas da União, Luiz Gustavo Gomes Andriolli, também realiza palestra.

No dia 20, a programação é voltada aos diretores de Planejamento e Administração dos câmpus, chefes das seções administrativas e financeiras das pró-reitorias, coordenadores de contabilidade e contadores do IFPR. O dia começa com uma palestra motivacional, às 08h30, ministrada pela psicóloga Susan Cavallet. Às 10h45, todos participam da atividade que repassará informações sobre as “Normas e Procedimentos de Encerramento do Exercício em 2013”. Às 14h, as servidoras Lara Cristiane dos Santos e Lucimara Fátima de Paula ministram a capacitação “Retenção de tributos na administração pública: legislação aplicável”.

Para saber mais

Confira as fotos da abertura do I Encontro de Contabilidade do IFPR

Encontro de Contabilidade marca nova etapa do processo de desconcentração no IFPR