IFPR realiza missão internacional na Europa – Instituto Federal do Paraná

internacionalização

IFPR realiza missão internacional na Europa

Entre os dias 12 e 25 de setembro, representantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) estiveram em Portugal e na Noruega com o objetivo de estreitar e iniciar novos laços de cooperação com instituições internacionais. A missão ocorreu em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e levou servidores de ambas as instituições para solos internacionais.

A participação em conjunto entre as duas instituições fortaleceu os vínculos institucionais, conferiu maior robustez ao projeto e promoveu significativa representatividade da Rede EPT nas Instituições estrangeiras.

Ao todo, os representantes dos IFs realizaram sete visitas, seis em instituições portuguesas, Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Instituto Politécnico de Santarém (IPS), Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico do Porto (IPPorto), Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) e em uma instituição norueguesa, Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU).

No Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, além de reuniões com alguns departamentos específicos, foi realizada uma reunião entre os diretores e os estudantes de cursos de graduação do IFPR que iniciaram em setembro o programa de mobilidade acadêmica de longa duração a partir do edital DRINT 32/2024

Para o diretor de relações internacionais do IFPR, Daniel Bussolaro, “a missão foi muito significativa e importante para o IFPR. Fortalecemos os vínculos com os Institutos Politécnicos de Portugal e com a NTNU, ampliando as possibilidades de participação dos discentes e servidores da nossa instituição em diversos programas de mobilidade e projetos de pesquisa, qualificando as nossas políticas de internacionalização”.

Resultados

A missão europeia do IFPR trouxe resultados muito importantes para a instituição como: Acordo de cooperação entre o IFPR e o Instituto Politécnico de Portalegre com posterior possibilidade de mobilidade acadêmica e dupla-diplomação; Vagas específicas para mobilidade acadêmica de longa duração no ano de 2025 no IPVC, IPPorto e IPSantarém; Acordo de cooperação entre o IFPR e o ISCIA, em Aveiro;  Dupla diplomação dos cursos de Agronomia do IFPR com o IPVC e o IPB; Dupla diplomação dos cursos de mestrado do IFPR com o IPVC e IPB. Já na Noruega, ficou estabelecido que o primeiro passo será o estabelecimento de um acordo de cooperação entre o IFPR e a NTNU, com geração de duas vagas para mobilidade acadêmica para estudantes de graduação no ano de 2026, especialmente na área das Ciências Biológicas e Aquicultura, e, possibilidades de participação de discentes e servidores em projetos de pesquisa.

Representaram o IFPR o diretor de relações internacionais do IFPR, Daniel Bussolaro, Aneliana da Silva Prado, servidora da diretoria de relações internacionais do IFPR, o diretor geral do campus Curitiba, Giancarlo de França Aguiar, e a diretora geral do campus Palmas, Graciela Cabreira Gehlen e o professor Leandro Angelo Pereira, representando o campus Paranaguá.