IFPR realiza o I Seminário em Relações Étnico-Raciais – Instituto Federal do Paraná

IFPR realiza o I Seminário em Relações Étnico-Raciais

Entre os dias 5 e 7 de dezembro o IFPR realiza o I Seminário em Relações Étnico-Raciais do IFPR (SEER/IFPR). O evento tem como objetivo promover o debate sobre o direito à diferença, com ênfase na discussão sobre os direitos da população negra e indígena. Servidores do IFPR, estudantes, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil interessada estão convidados a participar do evento. O seminário representa o comprometimento do Instituto Federal do Paraná em relação à qualidade e à manutenção dos direitos humanos a todos os indivíduos.

A falta de acesso das populações negra e indígena a educação gera graves consequências para o desenvolvimento democrático do país, como também implicações para a sociedade. A partir da urgência em modificar este cenário, uma das finalidades do evento é a criação de uma carta de intenções que compactue, entre a comunidade externa e interna do IFPR,  novas diretrizes para a diminuição da desigualdade e promoção da diversidade, além da revisão de novas práticas na pesquisa e inovação nas instituições de ensino.

Programação

A programação do evento inclui desde mesas redondas que dialogarão sobre os direitos das populações negras e indígenas com mediadores e professores doutores convidados, até o lançamento do livro “A formação de intelectuais negros (as): políticas de ação afirmativa nas universidades brasileiras” de José Antonio Marçal, pesquisador e doutorando pela UFPR. Também serão exibidas a peça de teatro “PIXAIM” de direção de Rafael Camargo e o filme “As Hiper Mulheres”.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site  até o dia 05 de dezembro.

Mais Informações:

seer.proepi@ifpr.edu.br

Página do SEER/IFPR

55 (41) 3535-1636

Serviço:

Seminário em Relações Étnico-Raciais do IFPR (SEER/IFPR)

Local: Auditório do IFPR – Rua João Negrão, 1285. Rebouças – CEP 80230-150 – Curitiba – Paraná – Brasil.

Data: 05 a 07 de dezembro de 2012

Programação Completa