Lançamento da Pedra Fundamental do Câmpus Jaguariaíva será nesta sexta – Instituto Federal do Paraná

Lançamento da Pedra Fundamental do Câmpus Jaguariaíva será nesta sexta

Nesta sexta-feira (12), o IFPR realiza a solenidade de lançamento da pedra fundamental do Câmpus Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais do Estado. O evento está marcado para às 16h, no terreno onde será construído o novo câmpus, no km 23 da PR 151. A solenidade marca mais uma etapa da instalação do IFPR no muncicípio. O reitor da instituição, professor Irineu Mário Colombo, o prefeito municipal, Otélio Renato Baroni, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, o diretor-geral do câmpus, Fernando Amorim e os deputados federais André Vargas e Ângelo Vanhoni estarão presentes no lançamento.

A criação de um câmpus do IFPR no município de Jaguariaíva foi anunciada em agosto de 2011, no contexto da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As instalações do Câmpus Jaguariaíva já se encontram em construção, em um terreno de 75 mil metros quadrados doado pela prefeitura municipal como contrapartida à instalação de uma unidade do IFPR no município.

O Câmpus Jaguariaíva inicia a oferta de cursos técnicos em 2014. A unidade contará com um Bloco Administrativo composto por biblioteca; área de exposições; sala de aula multiuso; espaço de convivência; secretaria de assistência aos alunos; coordenações; sala de professores; salas auxiliares e espaço de convivência para servidores. Todos esses ambientes somam mais de 2,7 mil metros quadrados de área construída.

Em todo o Paraná

O IFPR é, atualmente, a instituição pública de ensino presente no maior número de municípios do Paraná. São 14 câmpus em funcionamento nas cidades de Assis Chateaubriand; Cascavel; Campo Largo; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama.

Até o final de 2014, serão instalados novos câmpus nas cidades de Pitanga; União da Vitória; Capanema; Colombo; Jaguariaíva e Pinhais. Vinculadas aos câmpus, existirão unidades de ensino profissionalizantes (UEPs) do IFPR em oito municípios: Astorga; Goioerê; Quedas do Iguaçu; Coronel Vivida; Barracão; Bandeirantes; Guaíra e Lapa.

Além disso, por meio de metodologia própria de Ensino à Distância, via satélite, os cursos do IFPR chegam a centenas de outros municípios. Somente no Paraná são aproximadamente 300 pólos. E ainda há outros 200 espalhados por todo o Brasil.