IFPR recebe delegação de representantes dos colleges canadenses – Instituto Federal do Paraná

IFPR recebe delegação de representantes dos colleges canadenses

Na manhã desta segunda-feira (17), a reitoria do IFPR recebeu a visita de representantes de cinco instituições de ensino profissional e tecnológico – os colleges – do Canadá. A visita tem como objetivo apresentar à comunidade interna do IFPR, em especial aos estudantes dos cursos técnicos e de graduação, as instituições de ensino canadenses e as oportunidades que elas oferecem aos estudantes da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica por meio do Programa Ciências sem Fronteiras. Os visitantes foram recebidos por uma comitiva formada pelo reitor do IFPR, professor Irineu Mario Colombo, pelo pró-reitor de Ensino, professor Ezequiel Westphal, pelo pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, professor Silvestre Labiak, pelo Diretor de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais, professor Izaias da Costa Filho, pela Diretora de Empreendedorismo Inovador, professora Carmen Ballao, pela Coordenadora de Relações Internacionais, Gláucia Julião Bernardo e pela Coordenadora de Atividades Especiais, Kimberly Metzker Orozco.

A delegação canadense fará uma palestra na noite desta segunda-feira (17) para os estudantes do Câmpus Curitiba. Na tarde de hoje, o conteúdo será gravado nos estúdios da Diretoria de Educação a Distância, para posterior apresentação nos câmpus do IFPR. Nesta terça-feira, a comitiva volta à Diretoria de Educação a Distância para visita técnica.

Outras quatro comissões visitam institutos federais das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. As delegações têm como missão encorajar os estudantes brasileiros a candidatarem-se às vagas disponíveis no Canadá por meio do programa ciência sem fronteiras. “O nosso objetivo é mostrar que o Canadá, assim como o Brasil, é um país multicultural que pode oferecer muitas oportunidades aos estudantes estrangeiros”, disse Paul Brennan, representante da Association of Canadian Community Colleges (ACCC). O reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo, revelou que o IFPR entra em uma fase de internacionalização. “É de nosso interesse apoiar nossos estudantes e professores na preparação e na concretização do sonho de estudar no exterior”, afirma.

O que são os Colleges canadenses?

Os Colleges of Applied Arts and Technology ou Institutes of Technology and Advanced Learning são instituições que oferecem cursos de educação profissional e tecnológica e cursos superiores no Canadá. Assim como os Institutos Federais no Brasil, essas entidades têm como objetivo principal preparar estudantes de cursos de nível médio e superior para atuação no mercado de trabalho. Na delegação que visitou o IFPR, estiveram representados o Durham College (Ontario), John Abbot College (Québec), Camosun College (British Colombia), Fanshawe College (Ontário) e Centenial College (Ontario).

Na terça-feira, a delegação se dirige para  Porto Alegre, para conhecer os institutos federais atuantes no Rio Grande do Sul.

Vagas para estudantes da rede federal de EPT

A ACCC disponibiliza, por meio da Chamada Pública nº 147/2013, mil vagas nos colleges canadenses para os estudantes da rede federal de EPT. As inscrições são para bolsas de graduação-sanduíche e ficam abertas até o dia 8 de julho. As atividades no país de destino têm início a partir de janeiro de 2014.

Para participar, o candidato deve estar regularmente matriculado em curso de nível superior das Instituições da Rede Federal; ter nacionalidade brasileira; ter cumprido de 20% a 90% do currículo previsto para seu curso e obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, além de apresentar teste de proficiência em idioma (inglês ou francês).

A permanência do aluno no país de destino terá duração de até 12 meses para realização de estudos em tempo integral, podendo ser estendida por até seis meses. Todas as despesas serão custeadas pelo programa Ciência sem Fronteiras, que arcará com as taxas escolares e bolsa mensal ao estudante, além de conceder auxílios para instalação, saúde, deslocamento e material didático.

Mais informações na página do Ciência sem Fronteiras na internet.