Publicado em
Uma delegação do Colegio Nacional de Educación Profesional Técnica (Conalep), que tem sede em Metepec, Estado de México, visita o Brasil ao longo de toda esta semana. Os professores mexicanos vieram conhecer as estruturas, metodologias e conceitos da Educação Profissional e Tecnológica brasileira. Nesta segunda-feira, na Reitoria do IFPR, eles tiveram a primeira reunião de trabalho, ocasião em que foram apresentados os dados e realidades tanto do IFPR quanto da instituição mexicana.
Ao longo da semana, haverá mais visitas técnicas na Reitoria e no Núcleo de Educação à Distância do IFPR. Os visitantes deverão se reunir com diretores, pró-reitores e com o reitor do IFPR, Irineu Mario Colombo.
A delegação mexicana é formada pelos professores Eloy Tellez Trindad, Eric Duran Davila, Jesus Martinez, Pedro Cardona e Maritza Huitron.
A visita ao EAD está marcada para a tarde desta segunda-feira (18). “Eles têm um interesse natural pelo nosso Ensino à Distância, e por isso quiseram vir aqui e nos conhecer e visitar os estúdios”, explica a coordenadora de Relações Internacionais do IFPR, Glaucia Julião Bernardo.
Intercâmbios
Gláucia Bernardo e o assessor de Articulação Institucional do IFPR, Eden Januário Netto, receberam os professores mexicanos na manhã desta segunda-feira. Ao longo da conversa, surgiram algumas propostas, ainda a serem estudadas, de possíveis intercâmbios entre as duas instituições.
“Para além dos intercâmbios tradicionais, temos pensado na possibilidade de estruturarmos alguns cursos de línguas ou outras capacitações à distância”, comentou o assessor de relações internacionais do Conalep, Pedro Cardona.
A instituição pretende inaugurar, no início do segundo semestre, um Centro de Línguas Internacional. “Nos próximos dias podemos aprofundar a ideia de um intercâmbio Brasil-México para o estudo, que pode ser à distância, do espanhol e do português por estudantes e professores dos dois países”, comentou Cardona.
Outra sugestão da delegação mexicana é a proposição de um processo de irmandade entre unidades da federação brasileiras (cidades ou estados) com seus equivalentes mexicanos, o que poderia incentivar outras trocas, como as de tecnologia, por exemplo.
Ainda nesta semana, a delegação mexicana também deve se reunir com representantes do Senac e do Senai.
Conalep
Presente em diversas regiões do México, o Conalep oferta cursos de formação profissional e técnica, além de capacitações e certificação profissional. Mais informações sobre a instituição estão disponíveis em www.conalep.edu.mx/.