IFPR receberá mestrandos de Letras franceses por programa de pesquisadores – Instituto Federal do Paraná

IFPR receberá mestrandos de Letras franceses por programa de pesquisadores

O IFPR será uma das instituições brasileiras que receberão mestrandos em Letras pelo Programa de Pesquisadores da Embaixada da França em 2016. As atividades no Brasil terão duração de 9 meses, devendo ser cumpridas entre setembro de 2016 e junho de 2017.

As instituições brasileiras arcarão com o pagamento de auxílio mensal aos estagiários, e a Embaixada da França ficará responsável pela compra dos bilhetes aéreos e pelo pagamento do seguro-saúde.

A partir de edital lançado em dezembro de 2015 pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), 10 instituições foram selecionadas. Além do IFPR, também participam os institutos federais do Amapá (Ifap), do Amazonas (Ifam), do Rio Grande do Norte (IFRN), do Maranhão (IFMA), do Piauí (IFPI), do Espírito Santo (Ifes), do Rio de Janeiro (IFRJ), de Santa Catarina (IFSC) e Sul-rio-grandense (IFSul).

Fruto de parceria com a Embaixada da França, o programa faz parte do conjunto de iniciativas do Conif para consolidar a internacionalização das instituições da Rede Federal. É mais uma forma de estimular e fomentar ações de cooperação que fortaleçam o ensino de idiomas e o intercâmbio cultural envolvendo as instituições brasileiras e os liceus franceses.