IFPR seleciona professor e estudantes para participação em evento na França – Instituto Federal do Paraná

Notícias

IFPR seleciona professor e estudantes para participação em evento na França

Publicado em

Copiado!

A Pró-Reitoria de Ensino (Proens) e a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) tornam público o Edital Nº 41/2015, referente à seleção de professor e estudantes do Instituto Federal do Paraná para participarem do Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”, que acontecerá na França, em outubro. As inscrições vão até 10 de setembro.

O Pró-Reitor de Ensino, Professor Ezequiel Westphal, afirma que “a máxima do projeto é a valorização das atividades de iniciação à pesquisa, por meio de uma política afirmativa de educação no campo, da Proens em conjunto com a Proepi. Isso possibilita que os participantes, alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, possam ter condições de trocar experiências, viajar, conhecer modelos agrícolas de outros países, expandindo sua visão de mundo”.

Westphal ressalta ainda que, por meio desse edital, busca-se garantir o princípio da equidade. “Somos uma instituição inclusiva com 80% de cotas em seu processo seletivo para ingresso de estudantes. Queremos mostrar que tanto o filho da dona de casa, quanto também o estudante de uma situação mais favorecida, por assim dizer, tem, por um princípio de equidade, condições de desenvolver projetos de iniciação científica, participar de eventos ou de uma viagem internacional”, afirma. “E com o aprendizado que esses estudantes terão, marcamos uma etapa que é de firmar cada vez mais a área de Relações Internacionais no Instituto”, conclui.

A iniciativa é um marco na instituição, por se tratar do primeiro edital lançado pelas pró-reitorias para envio de discentes ao exterior. Por meio dele, ocorrerá a seleção de estudantes devidamente matriculados em cursos regulares do IFPR relacionados à Agroecologia, em situação de vulnerabilidade socioeconômica (preferencialmente aqueles cuja principal fonte de renda familiar é agrícola) para concessão de auxílios financeiros para desenvolvimento destas atividades escolares. Nesse sentido, serão selecionados cinco estudantes do IFPR e um professor efetivo, lotado e em exercício no Instituto Federal do Paraná, para participar no Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”, sobre a temática Agroecologia (e subtemáticas Alimentação, Produção de Alimentos e Água), que acontecerá na França, no período de 18 a 23 de outubro de 2015, bem como das atividades que o preparam e o sucedem.

De acordo com o edital, um dos principais objetivos da iniciativa é o de contribuir para a formação e o enriquecimento da cultura científica dos estudantes. Em relação a esse fator, o Diretor de Pesquisa da Proepi, Daniel Bussolaro, enfatiza que “com esse tipo de experiência, a cultura científica acaba sendo favorecida porque os alunos entram em contato com múltiplas ações de pesquisa, com investigações diferentes das que são realizadas no Brasil. O enriquecimento, dessa forma, se dá pela troca de experiências, pelo intercâmbio de conhecimentos”.

Ainda conforme Bussolaro, a ideia é que os discentes retornem e sejam multiplicadores das experiências à comunidade interna e externa do Instituto, além de reaplicar os conhecimentos localmente: “os participantes desse fórum podem trazer para o IFPR e para o seu município todos os conhecimento que adquiriram lá. Assim, uma técnica específica de cultivo que eles aprendem na França, por exemplo, podem adaptar para a realidade que vivem aqui”.

É necessário ler atentamente o edital para verificar as condições de participação. Todas as informações, tanto para professores quanto para estudantes, estão minuciosamente explicadas nele.

Critérios de seleção

O servidor coordenador da proposta de trabalho deverá preencher a ficha de inscrição (disponível no anexo 1 do edital) e encaminhá-la à Coordenadoria de Relações Internacionais (internacional@ifpr.edu.br), juntamente com os seguintes documentos: cópias de RG, CPF, passaporte com prazo de validade de, no mínimo, 6 meses até a data da viagem e/ou protocolo de pedido de emissão do passaporte, proposta de trabalho referente à temática do Fórum (anexo 2), além do termo de compromisso preenchido e assinado (anexo 3).

O servidor coordenador-científico da equipe só poderá candidatar-se caso atue em cursos de Agroecologia ou Agronomia do IFPR e participe ou já tenha participado e orientado alunos em projetos referentes aos editais dos programas de bolsas do IFPR (Pibic, Pibic-Jr, Pibin, Extensão, Monitoria, Pbis e Programa Estudante-Atleta – PEA).

Em relação aos estudantes, serão selecionados preferencialmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica que já participaram de processo de seleção em programas de bolsas Pbis, PEA, Monitoria ou Pace. Em caso de não preenchimento das vagas, poderão ser selecionados alunos que participam de projetos de iniciação científica, extensão, inovação ou de aprendizagem, devendo o assistente social do campus realizar análise socioeconômica, levando em consideração os mesmos critérios usados pelo Pnaes (Programa Nacional de Assistência Estudantil), a fim de classificá-los.

Todos os demais critérios para seleção estão presentes na seção 5 do edital, o qual deve ser lido na íntegra.

Sobre o Fórum

Criado em 2002 pela Fundação Oswaldo Cruz, o Fórum Franco-Brasileiro é uma atividade educativa não formal, voltada para o Ensino Médio e níveis de ensino afins, desenvolvido em parceria entre as comunidades escolar, científica e de profissionais da popularização da ciência, a fim de criar um espaço coletivo de discussão e construção de conhecimentos. Neste ano, o Fórum terá lugar na Escola Agrícola de Arras, na França, com o apoio da Rede Brasil de educação agrícola, composta pelos estabelecimentos de ensino agrícola franceses, em parceria com o Ministério da Agricultura, da Agroalimentação e da Floresta da República Francesa, bem como sua divisão regional de Rhône-Alpes (Draaf), o Conselho Regional de Nord-Pas de Calais e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no período de 18 a 23 de outubro de 2015, sob a denominação “Fórum Franco-Brasileiro ‘Ciência e Sociedade’” sobre a temática Agroecologia, abrangendo os subtemas Alimentação, Produção de Alimentos e Água.

Dúvidas podem ser encaminhadas à Coordenadoria de Relação Internacionais pessoalmente, por e-mail (internacional@ifpr.edu.br) ou por telefone (41 3595-7688).]]>

Topo