IFPR seleciona projetos para o Programa de Bolsas de Extensão – Instituto Federal do Paraná

IFPR seleciona projetos para o Programa de Bolsas de Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação publicou na tarde desta quarta-feira (23) o Edital nº 04/2013, que visa selecionar 50 projetos para o Programa de Bolsas de Extensão do IFPR. Cada projeto receberá o apoio de R$ 2.000 para custeio além de duas bolsas para estudantes no valor de R$ 350. As inscrições deme ser feitas até o dia 10 de março.

O processo de seleção para o Programa de Bolsas de Extensão se dará por intermédio da avaliação dos projetos de extensão inscritos. Cada um deverá contar com equipes de, no mínimo, quatro membros, sendo um coordenador, um vice-coordenador e 2 dois estudantes a serem selecionados posteriormente pelos proponentes do projeto. Todos os membros do projeto deverão ser formalmente ligados ao IFPR – servidores no caso dos coordenadores e vice-coordenadores e estudantes, no caso dos bolsistas. Os estudantes bolsistas deverão, como contrapartida, dedicar 12h semanais de atividades extraclasse para o desenvolvimento das atividades de extensão.

Inscrições e resultados

Para a inscrição no Programa de Bolsas de Extensão os proponentes deverão preencher o formulário disponível no endereço https://ifpr.edu.br/menu-institucional/pro-reitorias/proeppi/editais/ e encaminhá-lo até a data de 10 de março de 2013 para a Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão (DIEXT/PROEPI) no e-mail diext.proepi@ifpr.edu.br. Após a escolha do projeto, será solicitado o envio dos originais com assinaturas.

A DIEXT/PROEPI divulgará o resultado do presente edital até o dia 25 de março, na página da PROEPI.

Critérios de classificação dos projetos

Os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios de classficação:
a) Impacto e Transformação – demonstrar claramente a relevância do projeto frente aos desafios de desenvolvimento e emancipação vivenciados pela população alvo escolhida. Esse critério deve ainda levar em consideração a abrangência da iniciativa e seu potencial de provocar mudanças sociais, econômicas e culturais.
b) Interação Dialógica – como se dará a interação entre os agentes envolvidos (movimentos sociais, instituições, comunidades, organizações), as trocas de saberes acumulados e as parcerias. Dialogando com os demais discursos e superando a hegemonia do discurso acadêmico.
c) Interdisciplinaridade – enfocar os principais conceitos e modelos envolvidos no projeto, assim como as metodologias propostas. Tornar evidente como a interdisciplinaridade perpassa o embasamento teórico e metodológico do projeto.
d) Indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão – demonstrar como os elos – entre o processo de formação dos agentes envolvidos, a geração de conhecimentos e a ação da extensão proposta – devem se articular para a formação profissional aliada a formação cidadã.
e) Disponibilidade de colaboradores, recursos físicos, materiais e financeiros necessários a realização do projeto, demonstrando com clareza a fonte dos recursos e a viabilidade de execução das ações.
f) Efetiva capacitação e competência do(a) coordenador(a) da proposta na área que pretende oferecer o projeto de extensão, devidamente comprovada por breve resumo descrito na ficha de inscrição, constante no Anexo II do presente Edital, de suas atividades profissionais na área em que pretende atuar.
g) Estimulo à participação discente e sua efetiva integração no projeto.

Outras informações estão disponíveis no Edital 04/2013.