IFPR Telêmaco Borba – Inscrições para processo seletivo começam em outubro – Instituto Federal do Paraná

Processo de Seletivo

IFPR Telêmaco Borba – Inscrições para processo seletivo começam em outubro

No último sábado, dia 29, o reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Alipio Leal,o prefeito Eros Danilo Araújo, servidores e autoridades locais participaram da Festa da Cumiera, que celebrou a colocação da cobertura da obra do Câmpus Telêmaco Borba. “Estamos em acelerado processo de construção, o que nos permite afirmar a entrega da obra em dezembro deste ano”, afirmou o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Paulo Yamamoto.

No evento foram anunciados também a inscrição para o processo seletivo de 2010, que começará em outubro, o convênio com a Guarda Mirim, a criação do Curso Técnico em Fabricação de Instrumentos Musicais e Cursos de Educação a Distância que integram o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (eTec-Brasil).

“Estamos felizes pela chegada do Instituto em Telêmaco e pelo andamento das obras. Acredito que quando há coragem, ânimo e disposição, as coisas acontecem. E é isso que tenho visto aqui”, atestou o prefeito de Telêmaco Borba, Eros Danilo Araújo, também presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

O reitor do IFPR aproveitou a ocasião para lançar o Edital da Obra de Infraestrutura (iluminação, calçamento, jardinagem etc), em que as empresas poderão se candidatar à licitação para execução das obras. Ele destacou também o Termo de Convênio assinado com a Guarda Mirim, que abrigará uma tele-sala para os cursos a distância e fará encaminhamento de jovens para os cursos profissionalizantes ofertados pelo IFPR.

O IFPR

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma Instituição Pública e gratuita de Educação Profissionalizante criada pela lei 11.892/08, que transformou a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Hoje, a Educação Profissionalizante é o objetivo central do IFPR, que reserva 50% das vagas para os Cursos Técnicos de Nível Médio. Atualmente, em todas as modalidades, a instituição oferece 32 cursos nos quatro campi em funcionamento (Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Londrina). Dentro do plano de expansão da educação profissionalizante proposta pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, o IFPR terá campi em oito cidades do Paraná: Telêmaco Borba, Umuarama, Jacarezinho, além dos Campi que já funcionam.

O Instituto Federal do Paraná pretende ampliar sua atuação e a estimativa para o próximo ano é dobrar o número de vagas ofertadas chegando a oito mil vagas presenciais em todo o estado. Outra grande frente do IFPR é a Educação a Distância, em que cerca de 18 mil alunos são atendidos nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Reitor Alipio Leal anuncia criação de novos cursos em Telêmaco Borba