IFPR tem novo ponto de comercialização de Produtos Agroecológicos – Instituto Federal do Paraná

IFPR tem novo ponto de comercialização de Produtos Agroecológicos

Encerra no próximo domingo, dia 30, a VI Semana Nacional do Alimento Orgânico, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para promover a Semana no Estado, o Instituto Federal do Paraná lançou um novo ponto de Comercialização de Produtos Agroecológicos localizado no Setor de Ciências Agrárias da UFPR.

O novo ponto é resultado de uma parceria entre as instituições no Projeto de Extensão “Capacitação de Produtores Agroecológicos”. De acordo com o Coordenador de Núcleo de Agroecologia do IFPR, professor Valter Roberto Schaffrath, o objetivo é ampliar ainda mais a comercialização desses produtos. “Temos agora dois pontos de venda: um no Campus Curitiba e outro na Agrárias, mas até o final do ano queremos colocar um ponto do Campus do Horto e outro da Reitoria”, explica.

Os alimentos agroecológicos comercializados pelo IFPR são produzidos por 15 famílias de agricultores de Rio Branco do Sul representados pela Cooperativa Dois Pinheiros. “Além do esclarecimento sobre os benefícios na produção e consumo de Produtos Agroecológicos queremos também divulgar nesta semana a importância do Cooperativismo”, destaca  Schaffrath. Como parte da política de incentivo às cooperativas o IFPR oferece, no Município de Cantagalo, em parceria  com o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO), o Curso de Gestão em Cooperativas.

A Semana do Alimento Orgânico

A Semana Nacional do Alimento Orgânico é promovida em parceria com os Ministérios  da Educação, da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente. A iniciativa, que acontece desde 2005, visa esclarecer a população sobre os benefícios ambientais e nutricionais dos orgânicos. De acordo com o último Censo Agropecuário-2006, já são 90.500 estabelecimentos rurais que praticam agricultura orgânica, o que representa quase 1,8% das unidades de produção brasileira.

O mercado anual de produtos orgânicos do Brasil é de cerca de U$ 400 milhões, sendo 40% comercializado no País e 60% para exportação, com crescimento aproximado de 25% ao ano. No Brasil, a produção orgânica é uma atividade que se encontra em franca expansão entre agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Estima-se que em torno de 85% dos produtores orgânicos brasileiros sejam familiares.

FEIRAS

Produtos:
Quem visita a feira de Agroecologia do Instituto encontra uma ampla diversidade de produtos como verduras, legumes, mel, compotas e sucos. Além dos alimentos orgânicos, a feira comercializa produtos caseiros sem conservantes,  como broas, bolos, pães, sequilhos e chocotone.

Serviço:
Feira de produtos agroecológicos
Local- Pátio do Campus Curitiba: Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas.
Data: todas as quintas-feiras
Hora: das 8 às 17 horas