IFPR tem candidatos ao Parlamento Juvenil do Mercosul; eleições são na próxima semana
Publicado em
Três estudantes do IFPR, do Campus Telêmaco Borba e do Campus Curitiba, concorrem à vaga de representante dos jovens paranaenses no Parlamento Juvenil do Mercosul. As eleições serão entre os dias 26 e 30 de novembro. A estudante Brenda Letícia Ferreira Preste, do Campus Telêmaco Borba, é uma das candidatas. Brenda tem 16 anos e é aluna do segundo ano do curso técnico em Informática para Internet. A estudante candidata-se à vaga com o projeto “Hortif: participação cidadã”, que tem como objetivo a criação de uma horta no campus, para que os estudantes possam preparar lanches e, também, beneficiar instituições do município com a produção. Além disso, o projeto também objetiva promover o trabalho em equipe e valorizar o trabalho de produtores rurais.
Também do Campus Telêmaco Borba, a estudante Marcella Vella Vicente, de 17 anos, ligada ao curso técnico em Informática para a Internet, tem como plataforma o projeto “Semeando Futuros”, que busca promover atividades de voluntariado junto a estudantes do IFPR e de outras instituições de Ensino.
O terceiro candidato é o estudante Diego Vieira Mendes Santos, do Campus Curitiba. Diego tem como proposta o projeto “Para além do conhecimento das causas de evasão do Campus Curitiba: uma proposta de pesquisa e ação”, que busca desenvolver ações para a garantia da permanência dos estudantes em seu cursos, tendo como principal foco o diagnóstico e o acompanhamento dos casos de abandono escolar, no Campus Curitiba.
Esta não é a primeira vez que um estudante do IFPR concorre a vaga. Em 2016, o estudante Luciano Gulart de Lima, do Campus Avançado Barracão, concorreu e foi eleito para representar os jovens do Paraná. Ele tomou posse em dezembro de 2016 e o mandato encerra-se em 2018.
O que é o Parlamento Juvenil do Mercosul?
O Parlamento Jovem do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Ministérios da Educação, em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania. Tem como objetivo favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.
Os candidatos a uma vaga no PJM devem apresentar propostas que tenham como tema principal “O ensino médio que queremos” e que abordem as necessidades e anseios comuns ao MERCOSUL.
Esta é a quinta seleção nacional realizada. Os jovens são eleitos para mandatos de dois anos.
Como votar
Estudantes de 14 a 18 anos podem votar nos candidatos do seu Estado. Para conhecê-los, basta acessar o site https://pjm.mec.gov.br/. Neste endereço, também é possível participar da votação. O eleitor deve realizar um cadastro, indicando um CPF e um e-mail válido.