Atribuições

Atualizado em

Unidade de Subordinação

Pró-Reitoria de Ensino – PROENS

Responsável pela unidade

Coordenadorias dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

Finalidade

Responsável por propor e coordenar as Políticas de Educação Inclusiva, bem como, acompanhar os núcleos de
atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas nos Campi em articulação com as
políticas de ensino

Competências

  • Responsável por propor e coordenar as Políticas de Educação Inclusiva, bem como, acompanhar os núcleos de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas (Cnapne) nos Campi em articulação com as políticas de ensino.
  • Cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos institucionais;
  • Contribuir e participar do planejamento da PROENS, bem como da DE em articulação com as demais unidades da Pró-reitoria;
  • Identificar instrumentos que contribuam com a inclusão e democratização do acesso, permanência e êxito formativo dos estudantes;
  • Assessorar tecnicamente com subsídios para a avaliação da política de ensino do IFPR;
  • Contribuir com mecanismos para o combate à evasão e repetência relacionadas a estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Contribuir com os instrumentos de garantia de educação inclusiva e o respeito à diversidade de estudantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos respectivos cursos;
  • Propor instrumentos e ações para garantir o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Atuar de forma conjunta com as demais unidades na proposição das políticas de ensino e aprendizagem, dos cursos presenciais e a distância;
  • Orientar e acompanhar a implementação do processo de organização do trabalho pedagógico;
  • Acompanhar e orientar a construção da Proposta de Abertura de Curso (PAC), Projeto Político Pedagógico (PPP) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC), dos Cursos de Qualificação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional e Tecnológica;
  • Apoiar e atender aos campi nas questões relacionadas às políticas educacionais dos NAPNES;
  • Apoiar e atender aos campi nas questões relacionadas às políticas educacionais dos Cursos ofertados pelo IFPR;
  • Organizar e elaborar as ações para a efetividade dos programas, projetos da EPT junto aos campi do IFPR e as demais Diretorias e unidades da Pró-Reitoria de Ensino;
  • Contribuir com instrumentos para estudos do perfil dos estudantes do IFPR para subsidiar as políticas de ensino e aprendizagem;
  • Prestar apoio e assessoria aos campi sobre assuntos relacionados ao NAPNE;
  • Organizar fluxos, processos e procedimentos relacionados à organização pedagógica relacionados às questões do NAPNE;
  • Elaborar e emitir dados e informações para notas técnicas, pareceres, documentos e relatórios referentes a matérias pertinentes ao NAPNE;
  • Subsidiar a elaboração e revisão de diretrizes e demais documentos do IFPR relacionadas à área do NAPNE;
  • Contribuir com estudos para elaboração de diretrizes de capacitação dos servidores que atuam em atividades diretamente relacionadas ao ensino de graduação;
  • Atuar de forma articulada com as demais unidades da PROENS e do IFPR;
  • Elaborar e orientar editais relacionados às demandas do NAPNE;
  • Apoiar a realização de eventos relacionados à CONAPNE;
  • Representar a DE e a PROENS quando se fizer necessário;
  • Atualizar, organizar, documentar e divulgar os procedimentos relativos ao acompanhamento de estudantes com necessidades educacionais específicas no IFPR;
  • Organizar e manter atualizada a página da CONAPNE/PROENS no site institucional;
  • Participar da Comissão do Processo Seletivo para promoção ao acesso de pessoas com necessidades específicas;
  • Apoiar e contribuir com as ações que promovam a educação inclusiva e o respeito a diversidade dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem;
  • Diagnosticar as demandas dos estudantes com necessidade educacionais específicas do IFPR visando a definição de políticas de inclusão institucionais;
  • Acompanhar e assessorar os campi na seleção e aquisição de materiais de acessibilidade e tecnologia assistiva;
  • Planejar, implementar e avaliar programas, projetos, ações de inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas no IFPR;
  • Zelar pelo cumprimento das determinações contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional e no Projeto Pedagógico Institucional;
  • Propor estudos e ações com objetivo de garantir e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem; Fomentar ações relacionadas às áreas do NAPE em todos os níveis educacionais do IFPR;
  • Discutir, elaborar e revisar as normas internas do IFPR, vinculadas ao acesso, permanência e acompanhamento de estudantes com necessidades educacionais específicas , por meio de proposição de diretrizes, resoluções, portarias e instruções normativas;
  • Desempenhar outras atividades inerentes à unidade, função ou cargo, não previstas neste manual, mas de interesse da Administração.