Institucional Pró-Reitorias Pró-Reitoria de Ensino – Proens Coordenadorias – Proens Conapne – Coordenadoria dos Núcleos de Atendimento à Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas Atribuições
Atribuições
Atualizado em
Unidade de Subordinação
Pró-Reitoria de Ensino – PROENS
Responsável pela unidade
Coordenadorias dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
Finalidade
Responsável por propor e coordenar as Políticas de Educação Inclusiva, bem como, acompanhar os núcleos de
atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas nos Campi em articulação com as
políticas de ensino
Competências
- Responsável por propor e coordenar as Políticas de Educação Inclusiva, bem como, acompanhar os núcleos de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas (Cnapne) nos Campi em articulação com as políticas de ensino.
- Cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos institucionais;
- Contribuir e participar do planejamento da PROENS, bem como da DE em articulação com as demais unidades da Pró-reitoria;
- Identificar instrumentos que contribuam com a inclusão e democratização do acesso, permanência e êxito formativo dos estudantes;
- Assessorar tecnicamente com subsídios para a avaliação da política de ensino do IFPR;
- Contribuir com mecanismos para o combate à evasão e repetência relacionadas a estudantes com necessidades educacionais específicas;
- Contribuir com os instrumentos de garantia de educação inclusiva e o respeito à diversidade de estudantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos respectivos cursos;
- Propor instrumentos e ações para garantir o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais específicas;
- Atuar de forma conjunta com as demais unidades na proposição das políticas de ensino e aprendizagem, dos cursos presenciais e a distância;
- Orientar e acompanhar a implementação do processo de organização do trabalho pedagógico;
- Acompanhar e orientar a construção da Proposta de Abertura de Curso (PAC), Projeto Político Pedagógico (PPP) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC), dos Cursos de Qualificação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional e Tecnológica;
- Apoiar e atender aos campi nas questões relacionadas às políticas educacionais dos NAPNES;
- Apoiar e atender aos campi nas questões relacionadas às políticas educacionais dos Cursos ofertados pelo IFPR;
- Organizar e elaborar as ações para a efetividade dos programas, projetos da EPT junto aos campi do IFPR e as demais Diretorias e unidades da Pró-Reitoria de Ensino;
- Contribuir com instrumentos para estudos do perfil dos estudantes do IFPR para subsidiar as políticas de ensino e aprendizagem;
- Prestar apoio e assessoria aos campi sobre assuntos relacionados ao NAPNE;
- Organizar fluxos, processos e procedimentos relacionados à organização pedagógica relacionados às questões do NAPNE;
- Elaborar e emitir dados e informações para notas técnicas, pareceres, documentos e relatórios referentes a matérias pertinentes ao NAPNE;
- Subsidiar a elaboração e revisão de diretrizes e demais documentos do IFPR relacionadas à área do NAPNE;
- Contribuir com estudos para elaboração de diretrizes de capacitação dos servidores que atuam em atividades diretamente relacionadas ao ensino de graduação;
- Atuar de forma articulada com as demais unidades da PROENS e do IFPR;
- Elaborar e orientar editais relacionados às demandas do NAPNE;
- Apoiar a realização de eventos relacionados à CONAPNE;
- Representar a DE e a PROENS quando se fizer necessário;
- Atualizar, organizar, documentar e divulgar os procedimentos relativos ao acompanhamento de estudantes com necessidades educacionais específicas no IFPR;
- Organizar e manter atualizada a página da CONAPNE/PROENS no site institucional;
- Participar da Comissão do Processo Seletivo para promoção ao acesso de pessoas com necessidades específicas;
- Apoiar e contribuir com as ações que promovam a educação inclusiva e o respeito a diversidade dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem;
- Diagnosticar as demandas dos estudantes com necessidade educacionais específicas do IFPR visando a definição de políticas de inclusão institucionais;
- Acompanhar e assessorar os campi na seleção e aquisição de materiais de acessibilidade e tecnologia assistiva;
- Planejar, implementar e avaliar programas, projetos, ações de inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas no IFPR;
- Zelar pelo cumprimento das determinações contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional e no Projeto Pedagógico Institucional;
- Propor estudos e ações com objetivo de garantir e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem; Fomentar ações relacionadas às áreas do NAPE em todos os níveis educacionais do IFPR;
- Discutir, elaborar e revisar as normas internas do IFPR, vinculadas ao acesso, permanência e acompanhamento de estudantes com necessidades educacionais específicas , por meio de proposição de diretrizes, resoluções, portarias e instruções normativas;
- Desempenhar outras atividades inerentes à unidade, função ou cargo, não previstas neste manual, mas de interesse da Administração.