Atribuições – Instituto Federal do Paraná

Atribuições

Atualizado em

Copiado!

Unidade de Subordinação

Diretoria de Ensino

Responsável pela unidade

Coordenadorias dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

Finalidade

Responsável por propor e coordenar as Políticas de Educação Inclusiva, bem como, acompanhar os núcleos de
atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas nos Campi em articulação com as
políticas de ensino

Competências

  • Responsável por propor e coordenar as Políticas de Educação Inclusiva, bem como, acompanhar os núcleos de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas (Cnapne) nos Campi em articulação com as políticas de ensino.
  • Cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos institucionais;
  • Contribuir e participar do planejamento da PROENS, bem como da DE em articulação com as demais unidades da Pró-reitoria;
  • Identificar instrumentos que contribuam com a inclusão e democratização do acesso, permanência e êxito formativo dos estudantes;
  • Assessorar tecnicamente com subsídios para a avaliação da política de ensino do IFPR;
  • Contribuir com mecanismos para o combate à evasão e repetência relacionadas a estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Contribuir com os instrumentos de garantia de educação inclusiva e o respeito à diversidade de estudantes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos respectivos cursos;
  • Propor instrumentos e ações para garantir o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Atuar de forma conjunta com as demais unidades na proposição das políticas de ensino e aprendizagem, dos cursos presenciais e a distância;
  • Orientar e acompanhar a implementação do processo de organização do trabalho pedagógico;
  • Acompanhar e orientar a construção da Proposta de Abertura de Curso (PAC), Projeto Político Pedagógico (PPP) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC), dos Cursos de Qualificação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional e Tecnológica;
  • Apoiar e atender aos campi nas questões relacionadas às políticas educacionais dos NAPNES;
  • Apoiar e atender aos campi nas questões relacionadas às políticas educacionais dos Cursos ofertados pelo IFPR;
  • Organizar e elaborar as ações para a efetividade dos programas, projetos da EPT junto aos campi do IFPR e as demais Diretorias e unidades da Pró-Reitoria de Ensino;
  • Contribuir com instrumentos para estudos do perfil dos estudantes do IFPR para subsidiar as políticas de ensino e aprendizagem;
  • Prestar apoio e assessoria aos campi sobre assuntos relacionados ao NAPNE;
  • Organizar fluxos, processos e procedimentos relacionados à organização pedagógica relacionados às questões do NAPNE;
  • Elaborar e emitir dados e informações para notas técnicas, pareceres, documentos e relatórios referentes a matérias pertinentes ao NAPNE;
  • Subsidiar a elaboração e revisão de diretrizes e demais documentos do IFPR relacionadas à área do NAPNE;
  • Contribuir com estudos para elaboração de diretrizes de capacitação dos servidores que atuam em atividades diretamente relacionadas ao ensino de graduação;
  • Atuar de forma articulada com as demais unidades da PROENS e do IFPR;
  • Elaborar e orientar editais relacionados às demandas do NAPNE;
  • Apoiar a realização de eventos relacionados à CONAPNE;
  • Representar a DE e a PROENS quando se fizer necessário;
  • Atualizar, organizar, documentar e divulgar os procedimentos relativos ao acompanhamento de estudantes com necessidades educacionais específicas no IFPR;
  • Organizar e manter atualizada a página da CONAPNE/PROENS no site institucional;
  • Participar da Comissão do Processo Seletivo para promoção ao acesso de pessoas com necessidades específicas;
  • Apoiar e contribuir com as ações que promovam a educação inclusiva e o respeito a diversidade dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem;
  • Diagnosticar as demandas dos estudantes com necessidade educacionais específicas do IFPR visando a definição de políticas de inclusão institucionais;
  • Acompanhar e assessorar os campi na seleção e aquisição de materiais de acessibilidade e tecnologia assistiva;
  • Planejar, implementar e avaliar programas, projetos, ações de inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas no IFPR;
  • Zelar pelo cumprimento das determinações contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional e no Projeto Pedagógico Institucional;
  • Propor estudos e ações com objetivo de garantir e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem; Fomentar ações relacionadas às áreas do NAPE em todos os níveis educacionais do IFPR;
  • Discutir, elaborar e revisar as normas internas do IFPR, vinculadas ao acesso, permanência e acompanhamento de estudantes com necessidades educacionais específicas , por meio de proposição de diretrizes, resoluções, portarias e instruções normativas;
  • Desempenhar outras atividades inerentes à unidade, função ou cargo, não previstas neste manual, mas de interesse da Administração.
Topo