Integração, inovação e empreendedorismo são proposições do Parque Tecnológico Virtual – Instituto Federal do Paraná

Na segunda-feira (11), a Secretaria de Tecnologia e Ensino Superior (SETI) dá início a uma rodada de workshops regionais para apresentação e debate do Parque Tecnológico Virtual, uma iniciativa do governo do estado que visa constituir uma rede de integração entre universidades, pesquisadores e empresas de base tecnológica do Paraná. O primeiro workshop será realizado na Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE), em Cascavel, às 9h e contará com a presença de representantes de universidades, empresas de base tecnológica, parques tecnológicos, centros de promoção de empreendedorismo, núcleos de inovação tecnológica das instituições científicas e tecnológicas, serviços técnicos e especializados, laboratórios tecnológicos, instituições científicas e tecnológicas e núcleos de excelência da região. O Diretor Geral do Câmpus Cascavel, professor Luiz Carlos Eckstein, representará o IFPR na ocasião.

O objetivo do projeto é estimular a troca de informações e competências entre as instâncias que desenvolvem pesquisas na área da tecnologia e da inovação e empresas paranaenses que têm como base estas tecnologias. Além de um espaço de interação, o Parque Tecnológico Virtual será, ainda, um ambiente propício ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional. “O Parque Tecnológico Virtual é a integração dos ativos de inovação tecnológica e empresas de base tecnológica do Paraná em uma plataforma virtual para promover a cooperação entre empresas, governo, academia e entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, detalha o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.

Os demais workshops serão realizados nas universidades estaduais em Londrina, no dia 14; em Maringá, no dia 15; em Jacarezinho no dia 22 e em Curitiba no dia 2 de abril.

Cenário favorável para a educação profissional e tecnológica

O desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação encontra um terreno fértil para crescimento no Paraná: o estado agora possui uma Lei da Inovação, regulamentada no dia 27 de fevereiro, que cria benefícios e estabelece mecanismos de cooperação entre os setores público e privado e a academia. Além disso, o Programa Tecnova-PR, que visa estimular e financiar pequenas e médias empresas de base tecnológica no Paraná, recebeu o aporte financeiro de R$ 15 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O programa também conta com a contrapartida de R$ 7,5 milhões do governo do estado. “O projeto do Parque Tecnológico Virtual é mais uma importante ação que vem a contribuir para o desenvolvimento da tecnologia e da inovação em nosso estado. Nesse contexto, uma instituição como o Instituto Federal, que tem a inovação como uma de suas premissas, encontra um cenário favorável para o crescimento”, enfatiza o reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo.