Interações Culturais e Humanísticas serão desenvolvidas no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Interações Culturais e Humanísticas serão desenvolvidas no IFPR

O Campus de Paranaguá do IFPR será o primeiro a implantar  atividades de Interações Culturais e Humanísticas (ICH). Os estudos iniciais para o desenvolvimento do projeto começaram na última semana com uma vista à Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (UFPR Litoral), pioneira na atividade. “A ICH é um espaço curricular obrigatório diferenciado das outras estruturas de ensino porque o foco não é o conteúdo, mas a forma desenvolvida através da interação humana”, explica o coordenador de Ensino Superior do IFPR, professor Breno Bellintani, que em anos anteriores foi responsável pelas ICH´s na UFPR Litoral.

Segundo Bellintani, as ICH´s iniciaram através de palestras, em que a Universidade sugeria encontros pautados nas questões da cultura e das humanidades, feitos por sociólogos, filósofos, psicólogos. “A partir de um determinado nível de percepção dessa realidade os estudantes passaram a exigir mais interação, eles queriam mais diversidade de temas e não sempre uma pessoa falando”, explica.

Ao longo do processo, a estrutura curricular foi adaptada mediante um processo contínuo e permanente de avaliação dos estudantes, muitas vezes feito de maneira informal, por manifestações orais.  “Eu analisava as manifestações dos estudantes, refletia sobre elas e via o que os alunos queriam. Tinha o papel de fazer essa ponte”, comenta. Com o tempo os estudantes passaram a não só sugerir atividades, mas também ministrar oficinas. “Se o estudante tem domínio de alguma área, música, por exemplo, ele tem autonomia para propor e desenvolver a atividade”.

Para o reitor do IFPR, professor Alipio Leal, esse é o momento de implantar de forma sistemática as  Interações Culturais e Humanísticas. Ele explicou que o Instituto tem várias iniciativas que visam integrar a comunidade acadêmica com a comunidade local, mas que há vontade de dar maior ênfase a essas ações. “Temos que propor novos modelos pedagógicos, que promovam o desenvolvimento humano integral”, enfatizou o reitor.

Participaram da visita o diretor geral do Campus Paranaguá, professor Marco Aurélio Visintin, docentes e alunos do campus. Na ocasião eles aproveitaram para participar das ICH´s que estavam sendo desenvolvidas de forma simultânea em diversas salas da UFPR Litoral.

A partir de agora a proposta será debatida com a comunidade do campus Paranaguá e um termo de convênio será assinado com a UFPR para que os professores do setor Litoral possam contribuir na implantação das ICH´s no Instituto.

ICHs
As atividades de Interações Culturais e Humanísticas promovem a ligação entre a formação profissional e a realidade das comunidades locais, contribuindo para formação humanística dos alunos. Nesses espaços, a aprendizagem acontece por meio de vivencias e reflexões sobre as diversas formas de saberes: científico, popular, cultural, artístico, entre outros.

Os temas direcionadores dos grupos são variados, vão desde a linguagem de sinais (libras), cineclube, xadrez, rádio e informática, até questões de gênero, humor, bioconstrução, entre outros. Em cada um dos grupos temáticos são tratadas coletivamente questões como: pessoas que fazem a diferença; temas que instigam; desejos que movem; procedimentos que interrogam; momentos que envolvem; espaços que convidam e; criações e expressões que encantam.

Fonte: Assessoria IFPR e UFPR Litoral