Internacionalização do IFPR recebe incremento do campus Foz do Iguaçu – Instituto Federal do Paraná

Internacionalização do IFPR recebe incremento do campus Foz do Iguaçu

A presença de estudantes estrangeiros matriculados no Campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná (IFPR) já é uma realidade. Neste semestre, mais de 15% dos alunos do curso de Aquicultura são paraguaios residentes em Ciudad del Este. São sete estudantes, em uma turma de 40 aprovados no processo seletivo. Eles já se matricularam e frequentam as aulas desde segunda-feira (16).

Inicialmente, o edital previa a reserva de 10% das vagas para alunos paraguaios. Mas o número foi ampliado, devido à alta procura. “Para a nossa surpresa, vários candidatos paraguaios se inscreveram, por isso ampliamos de quatro para sete o número de vagas reservadas a eles”, conta o  diretor pró-tempore do Campus Foz, Luiz Eckstein.

A presença dos alunos estrangeiros no Campus Foz é uma das primeiras ações do Programa das Escolas Binacionais de Fronteira da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) no IFPR.

“A matrícula desses alunos está amparada por Lei e, no futuro, haverá intercâmbio estudantil nos dois sentidos, amparado por acordo de cooperação e com o apoio do programa de Escolas Binacionais de Fronteira da Setec/MEC”, explica o assessor de Relações Internacionais do IFPR, Antonio Carlos Gondim. “A convivência em sala de aula de estudantes de várias nacionalidades amplia a formação e a visão dos nossos técnicos”, diz ele.

O transporte dos alunos é responsabilidade da Diretoria Paraguaia da Itaipu Binacional. O termo de cooperação firmado entre a usina e o IFPR também contempla aulas práticas nos laboratórios e outros espaços da empresa estatal.

“Com ações como essa, o Instituto está contribuindo para a formação do cidadão da sociedade paranaense e brasileira”, afirma o reitor do IFPR, professor Alípio Leal. Ele defende que a responsabilidade social envolve uma visão latino-americana e de mundo. “A integração da América do Sul se dará pela Educação, e é neste sentido que estamos caminhando”, diz.

Histórico
A parceria começou a ser construída em dezembro de 2009, quando foi firmado o acordo de cooperação entre o IFPR e o Ministério da Educação do Paraguai, com o objetivo de implementar intercâmbio de estudantes e mobilidade de professores. Na ocasião, os diretores brasileiros e paraguaios da Itaipu Binacional se comprometeram em apoiar iniciativas de intercâmbio desenvolvidas pelo IFPR.

Cursos
O Campus Foz do Iguaçu do IFPR oferece cursos técnicos em Aquicultura, Auxiliar em Carpintaria e Auxiliar em Planejamento e Organização em Serviços de Restaurante e Bar. Neste semestre, foram oferecidas 40 vagas em cada um deles.

O Curso de Carpintaria e o de Planejamento e Organização em Serviços de Restaurante e Bar são ministrados na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. Já o curso de Aquicultura é oferecido na modalidade subseqüente, ou seja, para quem já concluiu o Ensino Médio.