Publicado em
Nas últimas semanas, discentes do segundo ano do curso integrado do Ensino Médio em Agroecologia realizaram exposições de feijões cultivados nas dependências do campus.
Sob a orientação da professora Édina Lopes, que ministra as disciplinas de Cultivo de base ecológica e Manejo de organismos expostos, os alunos expuseram a chamada "cultura do feijoeiro", resultado de pesquisas e artigos sobre o estudos e acompanhamento de plantas.
Desde o primeiro bimestre, os alunos vêm desenvolvimento atividades ligadas à área do cultivo do feijão, onde foi possível, neste último bimestre, expor sobre os cuidados relacionados ao seu manejo, com as técnicas e conhecimentos utilizados para plantar diversos tipos de feijões. Dentre os procedimentos e processos seguidos pelo estudantes, destacam-se que: os tipos de plantas foram colocados em áreas de solo ácido, o que exigiu um acompanhamento para seu crescimento, como: regar o solo com caldas diversas (composições feitas pelos alunos), para manter o solo rico em substâncias nutritivas.
Dentre os feijões cultivados, ainda, destacam-se alguns apresentados: verde (rico em fibras), lab lab (naturais em trópicos e lugares exóticos, com rápido crescimento, e uso ornamental), e vermelho (utilizado na culinária francesa). Os plantios, demoraram em média, dois meses até atingirem o estado de apresentação que foi exposto pela atividade, conforme algumas fotos a seguir.
Atividades práticas significam grande aprendizado aos acadêmicos, pois permitem o conhecimento que vai além da sala de aula, acrescenta, enriquece o contexto explorado e analisado.