Abertas inscrições para cursos técnicos do IFPR – Campus Irati

Abertas inscrições para cursos técnicos do IFPR

Seguem abertas até o dia 1º de setembro as inscrições para o Processo Seletivo 2014 do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A inscrição custa R$ 35,00 e deve ser feita pelo endereço eletrônico www.naps.ifpr.edu.br , onde também está disponível o Edital nº 10/2013 que apresenta todas as informações relativas ao processo seletivo. Pedidos de isenção da taxa serão aceitos até o dia 15 de agosto.

Totalizando 120 vagas, o Câmpus Irati vai ofertar para alunos que concluíram o Ensino Fundamental os cursos técnicos em Agroecologia e Informática na modalidade integrado ao Ensino Médio. Com aulas ocorrerão pela manhã e à tarde, o estudante cursa o Ensino Médio junto com uma habilitação técnica, obtendo uma formação sólida na área. Para candidatos que já concluíram o Ensino Médio será oferecido o curso técnico em Informática na modalidade subsequente, com aulas no período noturno.

Das vagas, 20% são de inclusão racial, destinadas a estudantes autodeclarados de cor preta ou parda. Outros 45% serão de inclusão social, disponibilizadas para alunos oriundos de escolas públicas. Ainda haverá reserva para candidatos indígenas (5%), sendo destinadas à concorrência geral 30% das vagas. Para compreender os perfis e critérios para concorrência dos 45% de vagas de inclusão social, indica-se a leitura dos artigos 7º e 15º do Edital nº 10/2013.

A prova será aplicada no dia 6 de outubro. Para ingresso nos cursos técnicos integrados e no subsequente ao Ensino Médio, a prova avaliará conhecimentos referentes ao Ensino Fundamental. O resultado final será divulgado até o dia 15 de novembro.

Gratuidade e outros benefícios

Os cursos do IFPR são totalmente gratuitos. Bolsas de auxílio alimentação, moradia e transporte além de bolsas de projetos de pesquisa e extensão são concedidas para a permanência do estudante que comprova fragilidade econômica. O aluno pode receber até R$ 600,00 por mês para estudar. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 2104-0202 e pelo e-mail ensino.irati@ifpr.edu.br