Abertas inscrições para os cursos técnicos do IFPR – Campus Irati

Abertas inscrições para os cursos técnicos do IFPR

Interessados em estudar no Instituto Federal do Paraná (IFPR) têm até o dia 1º de novembro para efetuar a inscrição no Processo Seletivo 2013. Os 14 câmpus da instituição ofertam 3.009 vagas em 87 cursos técnicos e superiores, todos presenciais e gratuitos. Em Irati, será implantado o Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática, com 40 vagas ofertadas. As aulas ocorrerão pela manhã, podendo se estender para o período da tarde, conforme a grade horária.

O Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática possibilita que o aluno curse as grades curriculares dos ensinos médio e técnico oportunizando uma formação sólida na área. Ao longo de três anos o estudante aprenderá técnicas para desenvolvimento de sistemas e ao término do curso poderá ingressar no mercado de trabalho como técnico em informática, atuando nos setores público, privado e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, essencialmente envolvendo programação de computadores.
Outras 80 vagas serão distribuídas entre os cursos técnicos de Agroecologia e Informática, na modalidade Subsequente, ou seja, para pessoas que já concluíram o Ensino Médio. Para esta modalidade, as aulas ocorrem no período noturno com duração de dois anos.
Como se inscrever
As inscrições custam R$ 30 e devem ser realizadas por meio do site www.ifpr.edu.br. Pedidos de isenção da taxa serão aceitos até o dia 15 de outubro.
No dia 16 de dezembro serão realizadas as provas. Para ingresso no Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática a prova avaliará conhecimentos referentes ao Ensino Fundamental. Já a seleção para os cursos técnicos subsequentes irá considerar conhecimentos relativos ao Ensino Médio.
Das vagas oferecidas para cada curso, 20% serão de inclusão racial, destinadas a estudantes de cor preta ou parda que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro. Outros 40% das vagas serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes oriundos de escolas públicas. Ainda haverá reserva para candidatos indígenas (5%) e com deficiência (5%), sendo destinadas à concorrência geral 30% das vagas.
Candidatos que já possuem curso superior não poderão candidatar-se às vagas de inclusão racial, social, ou às vagas destinadas a indígenas e pessoas com deficiência.
A homologação do resultado final do Processo Seletivo está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2013 e as aulas terão início no primeiro semestre.
Mostra de Cursos
Neste mês de outubro, todos os câmpus do IFPR promovem eventos para explicar aos candidatos os detalhes sobre os cursos e a instituição. No Câmpus Irati, a Mostra de Cursos será realizada nos dias 18 e 19, das 8h às 22h. No site www.ifpr.edu.br/mostra/ os candidatos têm acesso ao Guia de Cursos, datas e horários da mostra em cada Câmpus, entre outras informações.
Edital
O Edital IFPR nº 06/2012, que rege o Processo Seletivo 2013, está disponível para consulta no endereço www.ifpr.edu.br/processo-seletivo-2013
Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (42) 2104-0200 e (41) 8887-6761 e pelo e-mail secretaria.irati@ifpr.edu.br