Alunos da Licenciatura em Química participam de palestra sobre Educação Especial – Campus Irati

NAPNE

Estudantes do curso de licenciatura em química participam de palestra sobre “Educação Especial na perspectiva inclusiva e as especificidades do NAPNE”.

A palestra foi ministrada pela docente de Educação Especial do Campus Irati, Nadja Regina Sousa Magalhães. Nadja é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Possui graduação em Pedagogia com especialização em Educação Especial e TGD. Especialização em Supervisão Escolar e em Gestão Educacional.

A palestra foi organizada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE que é coordenado pela Tradutora Intérprete do IFPR, Sarah Hilgemberg e pelos docentes do curso de Química.

Estudantes do curso de Licenciatura em Química

Segundo os organizadores, a iniciativa teve como objetivo “sensibilizar a comunidade acadêmica do Ensino Superior sobre a importância do conhecimento acerca da educação especial em um viés inclusivo; analisar os marcos legais das políticas públicas para Educação especial; e apresentar a composição e funcionamento do NAPNE na instituição”.

Ainda segundo os organizadores, palestras com essa temática proporcionam aos estudantes a oportunidade “de conhecerem a educação inclusiva como uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos estudantes, que independe ser público da Educação especial, pois serviços a serem oferecidos, recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e aos conhecimentos escolares revelam que, toda pessoa tem o direito de acesso à educação”.

A palestra também serviu para aumentar o interesse dos estudantes pelas questões relativas às pessoas com necessidades específicas e pelo NAPNE, que é o órgão de assessoramento e proposição e apoio à políticas e ações de inclusão no campus.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte