Alunos da Licenciatura em Química participam de palestra sobre Educação Especial – Campus Irati

NAPNE

Alunos da Licenciatura em Química participam de palestra sobre Educação Especial

Publicado em

Copiado!

Estudantes do curso de licenciatura em química participam de palestra sobre “Educação Especial na perspectiva inclusiva e as especificidades do NAPNE”.

A palestra foi ministrada pela docente de Educação Especial do Campus Irati, Nadja Regina Sousa Magalhães. Nadja é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Possui graduação em Pedagogia com especialização em Educação Especial e TGD. Especialização em Supervisão Escolar e em Gestão Educacional.

A palestra foi organizada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE que é coordenado pela Tradutora Intérprete do IFPR, Sarah Hilgemberg e pelos docentes do curso de Química.

Estudantes do curso de Licenciatura em Química

Segundo os organizadores, a iniciativa teve como objetivo “sensibilizar a comunidade acadêmica do Ensino Superior sobre a importância do conhecimento acerca da educação especial em um viés inclusivo; analisar os marcos legais das políticas públicas para Educação especial; e apresentar a composição e funcionamento do NAPNE na instituição”.

Ainda segundo os organizadores, palestras com essa temática proporcionam aos estudantes a oportunidade “de conhecerem a educação inclusiva como uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos estudantes, que independe ser público da Educação especial, pois serviços a serem oferecidos, recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e aos conhecimentos escolares revelam que, toda pessoa tem o direito de acesso à educação”.

A palestra também serviu para aumentar o interesse dos estudantes pelas questões relativas às pessoas com necessidades específicas e pelo NAPNE, que é o órgão de assessoramento e proposição e apoio à políticas e ações de inclusão no campus.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

Topo