Alunos do Campus Irati são premiados no Hackathon de Acessibilidade – Campus Irati

Alunos do Campus Irati são premiados no Hackathon de Acessibilidade

Estudantes do Campus Irati conquistaram a segunda colocação no Hackathon de Acessibilidade, realizado pelo Sebrae/PR e pelo Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho (PROPcd). O evento aconteceu de 11 a 13 de novembro em Ponta Grossa, e teve como objetivo estimular a criação de soluções efetivas que possam mudar a vida das pessoas portadoras de necessidades especiais.

Segundo os organizadores, o Hackathon de Acessibilidade surgiu com a ideia de transformar vidas, refletindo a máxima de que somos todos iguais e que juntos somos melhores. O evento reuniu hackers, programadores, desenvolvedores e inventores para criar projetos que transformem informações de interesse público em soluções digitais, acessíveis a todos os cidadãos.

Representaram o IFPR Campus Irati os alunos (as) Amanda Borges, Maria Eduarda Rigoni, Mariana Cequinel, Ana Bianca Cordeiro Kloster, Willham Magnabosco, Ana Carolina Pelek, Luane Pataleão dos Santos, Gustavo da Costa Markowicz, João Victor Gonçalves, Luiz Eduardo Siman, Andressa Pachalki, André Fabiano Stezky Xavier, Vanessa Pachalki, Gabriele Reksua, Gabriel Woitechen, Juliana Techy e Matheus Marochi Olenik. Os estudantes foram supervisionados pelo professor Jessé Murilo Costa, com o apoio dos professores Rodrigo Duda e Osmar Ansbach.

A equipe Startup B.You, composta pelos estudantes Andressa Pachalki, Vanessa Pachalki, André Fabiano Stezky Xavier e Guilherme Muller Beraldo (representante do Colégio SESI de Irati) conquistaram o segundo lugar no evento. Os alunos criaram um aplicativo para auxiliar o acesso de cadeirantes em locais públicos e privados, como restaurantes, pontos turísticos, cinemas, shoppings. “Com a compilação de dados, o usuário saberá quais são os estabelecimentos adaptados para recebê-los”, explica Vanessa, aluna do 2º ano do curso Técnico Integrado em Informática.

“Parabenizamos e nos orgulhamos de todos os nossos alunos participantes, pois competiram com acadêmicos de nível superior, além de terem sido muito elogiados pela coordenação do evento e mentores. Nossos jovens demonstraram educação, respeito e dedicação ao trabalho realizado na ocasião”, destacam os professores. Esta foi a segunda participação de alunos do Campus Irati no evento. Os estudantes participaram do Hackathon Mob, realizado em agosto.