Alunos realizam Museu Móvel – Campus Irati

Alunos realizam Museu Móvel

Alunos dos primeiros anos dos Cursos de Agroecologia e Informática expuseram na sexta-feira, dia 20, suas fontes históricas através do Museu Móvel.Segundo a professora de história Carla Michele Ramos, responsável pela atividade, essas fontes são os vestígios que os seres humanos deixaram no decorrer de sua existência, em diferentes espaços e tempos.

“As fontes históricas possibilitam a construção da narrativa histórica e podem ser escritas (cartas, jornais, mapas, livros), orais (testemunhos de vida) e não escritas (fósseis, pinturas, monumentos, objetos domésticos e vestuários). Elas são importantes para o registro histórico e para a manutenção da memória de uma pessoa ou de um povo”, ressaltou.

O Museu Móvel possibilita aos alunos verificarem que embora já tenham vivido quinze anos, eles já produziram muitos vestígios de sua própria existência. “Eles acabam sendo historiadores por um dia, pois selecionam fontes, analisam seus dados e expõe isso para outras pessoas. Esse é resumidamente o ofício do historiador: selecionar um objeto de pesquisa, coletar as fontes históricas e analisá-las para registar e difundir os resultados para a sociedade”, diz a professora Carla.

Alunos realizam o Museu Móvel

Alunos apresentam o Museu Móvel