Campus Irati define planejamento institucional a respeito do RDE – Campus Irati

REGIME DIDÁTICO EMERGENCIAL

Campus Irati define planejamento institucional a respeito do RDE

De acordo com a proposta a respeito do planejamento institucional que envolve o Regime Didático Emergencial (RDE) do Instituto Federal do Paraná, Campus Irati vem realizando algumas importantes ações para que o processo seja realizado da maneira mais clara e democrática possível junto a sua comunidade acadêmica.

O RDE, assim como as APNPs (atividades pedagógicas não presenciais) fazem parte das propostas da Instituição, devido ao período da pandemia da covid-19 e a necessidade do isolamento social. O IFPR vem, desta forma,  trabalhando continuamente em suas atividades administrativas e acadêmicas, em formato remoto (online) durante este período.

Para tanto, de acordo com o objetivo em definir alguns pontos essenciais em relação ao início do RDE, vem realizando encontros e reuniões entre servidores, discentes, e pais ou responsáveis dos alunos, para alinhar as propostas em relação a como este novo regime pode acontecer, assim como as possíveis datas para sua concretização.

Desta forma, foi feito um levantamento junto aos pais e alunos do campus para analisar as opiniões a respeito da realização do RDE. Verificou-se que de acordo com a maioria dos participantes, incluindo turmas do ensino médio e do ensino superior, existe concordância em relação às datas de encerramento propostas pela Instituição, que serão a priori, no dia 30.04.2021, para as turmas do ensino médio; e no dia 30.05.2021, para as turmas do ensino superior.

Em relação ao formato pedagógico do desenvolvimento das atividades no RDE, a comunidade acadêmica também se mostrou favorável a proposta do ensino realizado em formato de blocos de disciplinas, que possui o objetivo de reduzir a quantidade das disciplinas ao mesmo tempo, durante o regime.

A Instituição, deste modo, definiu as datas apresentadas, assim como a metodologia apresentada à comunidade acadêmica. Pretende, portanto, dar continuidade ao planejamento pedagógico nos próximos dias, para que seja possível dar início ao RDE, em 30 de outubro.

As atividades presenciais estão suspensas até dia 31 de dezembro de 2020, por ora. Caso haja perspectiva de retorno antes das datas propostas pelo RDE, este cronograma será readaptado de acordo com as necessidades e planejamento acadêmico.

Todas estas informações, assim como o andamento das propostas estão sendo enviadas aos alunos e pais, assim como a construção dos novos regimes acadêmicos, neste momento. Reforçamos que o Campus Irati segue à disposição de todos, por meio do contato pelas redes sociais oficiais, assim como pelo whatsapp da seção pedagógica: (42) 9.8867-3897.

Todas as ações que vêm sendo realizadas pelo IFPR estão sendo cuidadosamente respaldadas e orientadas pela Comissão Institucional de Acompanhamento e Controle da Propagação da covid-19, assim como pelas respectivas comissões locais dos campi, e dos demais órgãos de saúde e entidades sanitárias.

Para maiores informações, basta acessar a página da REITORIA.

Reforçamos a preocupação na manutenção de nossa comunidade acadêmica, prezando pelas vidas, saúde mental e pelo bem estar, contando com a compreensão e colaboração de todos neste momento ímpar pelo qual estamos passando.