Campus Irati é destaque na Olimpíada de Educação Financeira 2020 – Campus Irati

Campus Irati é destaque na Olimpíada de Educação Financeira 2020

A Olimpíada de Educação Financeira  2020 – II OBEF, foi organizada pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba, sendo realizada em formato online.

Dentre os principais objetivos do evento, estão: Estimular e promover o estudo da Educação Financeira nas instituições de ensino de cada estado da federação brasileira; Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Financeira no Brasil; Despertar o interesse de crianças e adolescentes no aprendizado da Educação Financeira desde a infância, acompanhando todo o seu desenvolvimento; Contribuir para a integração das instituições de ensino com a Universidade Federal da Paraíba e demais parceiras deste Projeto; Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento; Selecionar os melhores colocados de cada Estado para participar da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira de 2020; Identificar o nível de conhecimento, sobre Educação Financeira, dos alunos alvo das escolas públicas e privadas (particulares); e Fornecer informações para o desenvolvimento de políticas públicas, no sentido de minimizar os problemas financeiros existentes em nossa sociedade, para as futuras gerações.

Campus Irati participou da Olimpíada, conquistando duas medalhas – ouro e prata, do nível 05, para alunos de nível médio, com as estudantes Giulia Gasparini e Maria Eduarda Bortolotti, respectivamente.

De acordo com o professor Rodrigo Duda, as alunas foram incentivadas a participar do evento, por causa da temática da Matemática Financeira, abordada no  3º bimestre nos 3ºs anos do ensino médio da Instituição. A partir disso, outro programa foi proposto pelo professor, com base em sua pesquisa de mestrado, realizada na UEPG.

Foram realizadas, portanto, aulas que contemplaram estudos sobre juros, imposto de renda, INSS, capitalização, inflação, financiamentos e investimentos. Duda destaca que: “As aulas foram pensadas para fornecer uma base sólida em relação à aplicação de conteúdos já estudados em matemática financeira e uma base mínima para que os alunos tomem decisões conscientes e matematicamente benéficas na vida adulta que se aproxima”.

Para as estudantes Giulia e Maria Eduarda, ambas muito felizes com o resultado de suas conquistas, o incentivo feito pelo professor, assim como a preparação das aulas permitiram o enriquecimento de suas preparações, e conhecimentos para o resultado de sucesso da prova de matemática.

Maria Eduarda destaca que: “O modo  como a temática foi trabalhada pelo professor Duda nos agregrou muito, trazendo outros olhares a respeito da disciplina e sua aplicabilidade, percebendo sua importância para o conhecimento da matemática”.

Giulia Gasparini também ressaltou que: “O  IFPR Campus Irati é um espaço de aprendizados e ensinos constantes, sendo sempre uma honra representar minha “segunda casa”. O incentivo do professor Duda, assim como a maneira como o tema foi tratado na disciplina proposta, fizeram toda a diferença na conquista da medalha de ouro. Muita gratidão a ele, e ao compromisso da Instituição, especialmente, neste momento de isolamento social em que estamos passando”.

Para saber mais sobre a OBEF 2020, basta acessar: OBEF 2020