Câmpus Irati é destaque no Desafio Nacional Acadêmico – Campus Irati

Desafio Nacional Acadêmico

Câmpus Irati é destaque no Desafio Nacional Acadêmico

A equipe HADISZ, do IFPR Câmpus Irati, ficou com a melhor colocação no ranking estadual do Desafio Nacional Acadêmico – DNA. O DNA é o maior Desafio de Conhecimento realizado pela Internet, fundamentado na filosofia pedagógica WebQuest, sendo uma oportunidade para os participantes ampliarem seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que desenvolvem a criatividade, a noção de liderança, o trabalho em equipe, a tomada de decisão e o espírito empreendedor.

No ano de 2014, o Câmpus teve duas equipes participantes. Já em 2015, sete equipes participaram: HADISZ, SLAYER, IFABULOSOS, IFNINJAS, TEAM IF, DNA.S WINNERS e GÊNESES. Os professores orientadores das equipes no Desafio foram Rodrigo Duda, Thalita Scharr, Roger Mazur e Osmar Ansbach.

Nos dias 30 e 31 de maio foram realizadas as etapas das tarefas extras e a resolução dos 110 desafios que classificam as equipes para a resolução do enigma final. Os 110 desafios são divididos em onze áreas de conhecimento, sendo eles: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico, Direito e um tema surpresa. Todas as equipes do IFPR Câmpus Irati obtiveram rendimento superior à media nacional. As equipes HADISZ e SLAYER conseguiram resolver todos os desafios, obtendo a 1ª classificação no ranking nacional. Já no dia 06 de junho foi realizada a etapa final do DNA, na qual foi solucionado um enigma com formato surpresa por meio de pistas conquistadas nas etapas anteriores. A equipe vencedora do DNA 2015 é do Espírito Santo, e a equipe HADISZ ficou então com a melhor colocação do estado do Paraná.

O Professor Rodrigo Duda, orientador da equipe HADISZ, destaca que a participação das equipes neste ano surpreendeu pela vontade com que os alunos realizaram as atividades. “É difícil ver adolescentes nessa faixa de idade comprometer dois finais de semana para participar de um evento acadêmico. Muitos alunos sinalizaram interesse em participar do DNA 2016, tamanha a satisfação em ter participado nesse ano. Foi uma atividade muito gratificante, tanto para os alunos quanto para os professores orientadores das equipes”, ressaltou.

Equipes participantes do DNA 2015