Campus Irati firma parcerias com empresas para a realização de estágios na área de Tecnologia da Informação – Campus Irati

ESTÁGIOS

De acordo com a publicação da portaria 36/2019, que normatiza os estágios dos cursos do IFPR em todos os níveis e modalidades de ensino e também o IFPR como um campo de estágio para estudantes de outras instituições, foi aprovado o documento na última reunião ordinária do Conselho Superior do IFPR, realizada no dia 26 de setembro, em Curitiba.

A partir deste documento, o estágio passa a ser entendido como atividade formativa em serviço, segundo as colocações feitas pela Seção de Acompanhamento de Estágios e Egressos (SAEE), do IFPR.

Campus Irati incentiva os discentes a fazerem estágios de modo contínuo e oportuno, sejam obrigatórios e/ou não-obrigatórios, de maneira a trabalhar para a formação profissional e pessoal dos mesmos, já os preparando para o mercado de trabalho. Os estágios acontecem em diversas áreas do conhecimento, como: agronomia, informática,  e química, acompanhando a oferta dos cursos de ensino médio e superiores da Instituição, neste momento.

Na área de tecnologia da informação, recentemente, os alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, participaram de um processo seletivo para vagas de estágios que contemplam a proposta, junto à empresa Bsoft, que possui estabelecimentos em Imbituva e Ponta Grossa. A empresa que trabalha com desenvolvimento de softwares, destaca espaços de aprendizado e treinamento na área de suporte, consultoria e planejamento de qualidade de soluções ágeis, entre outras atividades da área.

Os alunos selecionados iniciaram os períodos de estágio na empresa, fortalecendo a parceria entre o Campus Irati e Instituições da região, com responsabilidade, comprometimento e acompanhamento apropriado dos supervisores de ambos os locais responsáveis pelo acontecimento dos estágios. Dentre as propostas, destacam-se: identificar necessidades e implementação de soluções; tomada de decisões; projetos em equipe; desenvolver atividades profissionais de modo a agregar inovações e criatividade, entre outros.