Câmpus Irati forma primeira turma de técnicos em Agroecologia – Campus Irati

Agroecologia

Câmpus Irati forma primeira turma de técnicos em Agroecologia

"No Instituto Federal do Paraná estamos conquistando nossas projeções de futuro, concretizando sonhos”, afirmou a aluna Jaqueline Bobato da Costa, formanda e oradora da primeira turma do curso Técnico em Agroecologia do Câmpus Irati, durante a solenidade de certificação de conclusão de curso, presidida no último dia 6 pelo reitor do IFPR, Irineu Mario Colombo.

A solenidade foi realizada no auditório da Unicentro, com a presença de familiares dos formandos, docentes e servidores do Câmpus Irati, o diretor do Câmpus Campo Largo, João Cláudio Madureira, a vice-diretora da Campus de Irati da Unicentro, Maria Rita Kaminski Ledesma, e a secretária municipal de Educação, Zenilda Alice Stroparo.

Para o reitor Irineu Mario Colombo, o fato de o Instituto Federal estar em fase de implantação no Estado faz com que aqueles formandos façam parte da história. “No futuro, quando tivermos os cursos de engenharia, as licenciaturas e pós-graduações no Câmpus Irati, serão sempre lembrados e citados como os primeiros alunos, os primeiros formandos. Por isso fiz questão de estar presente para homenagear alunos, professores e servidores, pois os primeiros enfrentam mais dificuldades, a começar pela falta de infraestrutura”, destacou. Na oportunidade, Colombo anunciou para o mês de setembro a realização de licitação para a construção do novo bloco do câmpus, com 3.900m² e investimento de R$ 4 milhões.

“A semente foi lançada, o Instituto Federal do Paraná germinou em Irati e os primeiros alunos do câmpus estão se formando, frutos do esforço coletivo ao longo da caminhada”, afirmou o diretor geral do Câmpus Irati, professor Francis Luiz Baranoski. A professora e paraninfa da turma, Ana Paula Cavalheiro de Andrade, considera que o curso de Agroecologia transmitiu aos alunos os princípios de uma agricultura que objetiva produzir alimentos livres de contaminantes.

As professoras Silvana dos Santos Moreira, patrona da turma, e Ana Cláudia Radis, coordenadora do curso, também foram homenageadas pelos formandos Ademir Domingues Pereira, Anderson Antonio Ruvinski, Claudia Regina dos Santos, Francieli Caroline Cordeiro, Geraldo Chikalski, Jaqueline Bobato da Costa, Jessica Fernanda Taiok, Jessica Tatiane Rocha, Juliana Martins, Marcela Krupek Gonçalves e Solange Patchek.