Campus Irati ganha dois prêmios no V Se²pin – Campus Irati

SEPIN

Campus Irati ganha dois prêmios no V Se²pin

O Campus Irati foi premiado em duas categorias na V edição do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), realizado de 17 a 20 de outubro em Cascavel (PR). A equipe Tibbers ganhou a Competição de Robótica na modalidade “Seguidor de Linha – Lego”, e a aluna Luisa Benato ganhou o prêmio de melhor trabalho na área de Ciências Sociais Aplicadas.

Participaram do evento estudantes, professores e técnicos-administrativos dos 25 campi do IFPR. Para a aluna Andressa Pachalki, do 1º ano do Curso Técnico Integrado de Informática, participar do Se²pin foi algo totalmente diferente: “O que foi mais benéfico pra mim foi que, além de ter contato com outros campi e pessoas, tive a experiência de estar apresentando algo que eu desenvolvi. Senti orgulho de apresentar meu trabalho e ter pessoas avaliando.” Felipe Kruk, aluno do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Agroecologia, também destacou a troca de experiências realizada no Seminário: “O Se²pin foi uma experiência maravilhosa, na qual pude conhecer e interagir com diversos outros estudantes e estabelecer relações de amizade. Tive a oportunidade de expor o meu projeto, abrindo aos outros um conhecimento sobre determinada área, do pensar e do agir, tal como adquirir conhecimento, fortalecendo o meu intelecto para o mercado de trabalho”.

Na programação do evento foram realizadas visitas técnicas, atividades culturais e artísticas, sessões temáticas, oficinas, apresentação de pôsteres e IFTECH, apresentações orais e competição de robótica. O professor de matemática Rodrigo Duda ministrou a oficina “Desenvolvimento de aplicativos com programação visual”, que teve a participação de monitores do projeto IF Droid.

A aluna Juliana Tech, do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, que participou do seu terceiro e último Se²pin, ressalta que esta foi mais uma experiência positiva: “Participei do Se²pin nos três anos que estudei no IFPR. Sempre que fui recebi sugestões e críticas de como melhorar o trabalho que eu estava desenvolvendo, e isso sempre foi construtivo”, destaca.

Premiações

Formada pelos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática Mateus Marochi, Gabriele Reksua e Gabriel Woitechen, a equipe Tibbers ganhou a Competição de Robótica na modalidade “Seguidor de Linha – Lego”. “Foi muito bom mostrar para todos que a robótica no Instituto Federal do Paraná é forte e tem muito futuro”, destaca Gabriele.  Para Mateus, a vitória foi um reconhecimento de tudo que a equipe realizou: “Essa foi a última participação da nossa equipe no Se²pin, na qual pudemos mostrar o conhecimento adquirido durante os três anos de curso”.

A aluna Luisa Benato, também foi premiada com o prêmio de melhor trabalho na área Ciências Sociais Aplicadas, na categoria Pesquisa/Inovação. A aluna foi orientada pelo professor Juliano Peroza no trabalho “A ética da responsabilidade em Hans Jonas: um diálogo com a agenda 2030 e a encíclica laudato si”. “Fiquei muito feliz com o resultado, pois eu e meu orientador Juliano trabalhamos muito nesse projeto. Fiquei muito animada”, afirma Luisa.

O Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Hugo Jurca, destaca que o resultado do V Se²pin é reflexo do trabalho de toda a equipe do Campus: “Estão todos de parabéns”, finaliza. Confira todas as fotos da participação da delegação do Campus Irati no V Se²pin no facebook do Campus.