Campus Irati realiza etapa local da III Olimpíada de Robótica do IFPR – Campus Irati

Campus Irati realiza etapa local da III Olimpíada de Robótica do IFPR

No dia 02 de julho, acontecerá a etapa local da III Olimpíada de Robótica do Instituto Federal do Paraná. O evento será realizado a partir das 09hs, no Ginásio de Esportes Agostinho Zarpelon Júnior (Batatão), e tem como objetivo incentivar a pesquisa de novas tecnologias e robótica para crianças e adolescentes.

Segundo a professora de informática e coordenadora de robótica do Campus, Thalita Pimenta, todos os campi do IFPR participantes da Olimpíada de Robótica realizam uma etapa local, denominada Fase 1. No ano de 2016, serão disputadas as seguintes modalidades na Olimpíada:

– Resgate OBR

– Seguidor de Linha – Lego

– Seguidor de Linha – Arduíno

Thalita explica que na modalidade Resgate serão realizadas 3 provas por equipe: uma de nível fácil, uma de nível médio e uma difícil. Já na modalidade Seguidor de Linha, existe apenas uma pista a ser disputada pelas equipes. “Nessa modalidade, o que importa é o tempo que os robôs levam para terminar a volta na pista”, diz.

A professora destaca, ainda, que o Campus Irati está com uma ótima parceria com o IFPR Campus União da Vitória, estreante esse ano na área da Robótica. Assim, será feito um intercâmbio nas competições da Fase 1: “Na etapa de Irati, participarão 3 equipes de União da Vitória na competição. Alguns dias depois, no dia 07 de julho, 3 equipes de Irati irão competir na fase 1 de União da Vitória”.

Após a realização dessa primeira etapa, serão selecionadas as melhores equipes de cada modalidade existente no campus, as quais irão disputar a Fase 2 com equipes dos outros campi do IFPR.

Este ano, o Campus Irati sediará a fase 2 do evento, nos dias 5 e 6 agosto, que reunirá as equipes dos 17 campi inscritos.

Olimpíada Brasileira de Robótica

Em 2015, o IFPR Campus Irati sediou uma etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, com equipes de Curitiba, Jacarezinho, Ponta Grossa, Guarapauva e Carambeí. A fase paranaense de 2016 será realizada em setembro, em Curitiba.

“Vale ressaltar que essa competição do IFPR é de extrema importância para os alunos treinarem suas equipes para a OBR”, destaca a professora Thalita. “Na competição nacional participam escolas particulares e públicas de várias cidades”, diz.