Campus Irati sedia as seletivas de atletas de basquete e futsal que representarão o IFPR nos JIF's. – Campus Irati

esportes

Neste final de semana, o Campus Irati recebeu atletas de Telêmaco Borba, Ivaiporã, Colombo e de Irati para as seletivas de Basquete masculino e futsal feminino.

Durante dois dias os atletas foram observados pelos professores de Educação Física, Edson Luiz Linczuk do Campus Colombo e Anderson Gerim Rowiecki do Campus Ivaiporã e os selecionados representarão o IFPR na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais – JIF.

Os jogos serão realizados de 28 de novembro a 02 de dezembro, em São José do Rio Preto. Todos estudantes dos cursos regulares (técnicos ou superiores), com até 19 anos de idade, poderão participar.

Confira o Regulamento dos JIF 2022 – Etapa Nacional: Regulamento JIF 2022.

Seletiva do docente Edson Luiz Linczuk

Seletiva de Futsal Feminino

Edson Luiz, foi o responsável por selecionar as atletas que representarão o IFPR nas disputas de futsal feminino.

Segundo ele, as seletivas são trabalhosas, porém prazerosas. “Pois podemos ver o desenvolvimento do esporte no IFPR. É uma oportunidade de mostrarmos o trabalho o que tem sido realizado em vários campi, os projetos esportivos de cada professor de educação física e é um momento de coroação deste trabalho. Para os estudantes, o fato de estarem praticando um esporte já é um diferencial. E eles gostam de participar de competições e torneios, treinam, se preparam, são assíduos e os jogos nacionais são também a coroação deste esforço. É a Copa do Mundo dos Institutos Federais, é um privilégio”.

Edson ainda destacou que considerará vários critérios em sua escolha e que analisará também o aspecto comportamental do atleta. “Critérios como o técnico, o tático e a habilidade contam muito. Mas tem outros aspectos que envolvem o comportamento de um atleta como a disciplina, o respeito, a dedicação e elementos extra quadra, que vão além das habilidades técnicas e que envolvem habilidades pessoais, que serão considerados”.

Seletiva do docente Anderson Gerim Rowiecki

Basquete masculino

Já o docente responsável pela escolha dos atletas que representarão o IFPR no basquete masculino, foi o professor Anderson Gerim Rowiecki do Campus Ivaiporã.

Para ele a escolha dos atletas será difícil e para organizar o processo ele estabeleceu como critério principal o jogo coletivo. “Primeiramente eu tinha pedido para alguns campi que me enviassem vídeos dos atletas para que eu tivesse noção do que eles conseguem fazer individualmente. Mas por ser um esporte coletivo, eu acho que esse tem que ser o principal critério de escolha”.

Anderson disse que está em busca de “um time que consiga dialogar entre si. Um time que seja comunicativo, que tenha organização no seu ataque e na sua defesa e que se sobressaia em alguns pontos individualmente”.

Sobre como os Jogos dos Institutos Federais influenciam na vida dos estudantes, o docente destacou que “a experiência de participar de jogos é única. É a oportunidade de vivenciar outros contextos, diferentes da nossa cidade. De trabalhar com o que gosta, de estabelecer vínculos e trocas de conhecimento com outros alunos. É um jogo de adaptação no qual você absorve o que o outro tem e da um pouquinho do que você tem”.

TEXTO E IMAGENS: Tatiana de Carvalho Duarte