Comunicado de acompanhamento sobre a greve. – Campus Irati

Comunicado de acompanhamento sobre a greve.

Prezados(as) responsáveis, estudantes e demais membros da comunidade acadêmica do IFPR campus Irati.

Estamos passando por um momento desafiador em nossa comunidade escolar devido à greve dos(das) servidores(as). Entendemos que essa situação gera preocupações e transtornos para todos e todas, especialmente para nossos alunos e nossas alunas que veem seu aprendizado ser impactado.

Gostaríamos de expressar nossa solidariedade e compreensão em relação a todos e todas. Reconhecemos a importância das reivindicações dos(das) servidores(as) e acreditamos que a valorização desses profissionais é essencial para a qualidade da educação que oferecemos.

Ao mesmo tempo, estamos cientes da ansiedade e incerteza que esta greve traz para toda a comunidade acadêmica que acredita no ensino de público, gratuito e de qualidade que ministramos. Muitos de nossos(as) estudantes vieram até nós por indicações de amigos e familiares, que puderam ver na prática os resultados da educação de excelência fornecida pelo IFPR.

Queremos assegurar a todos e todas que estamos comprometidos em minimizar os impactos negativos desta paralisação. Existe a possibilidade de compensação das aulas não ministradas para o Ensino Médio ainda neste ano de 2024. Reforçamos essa informação principalmente para os(as) estudantes dos terceiros anos que estão preocupados(as) com o ingresso no ensino superior.

Nosso objetivo é garantir que nenhum(a) estudante seja prejudicado(a) academicamente e que possamos retomar o calendário letivo de forma organizada e eficiente. Para isso, informamos que o processo de compensação das aulas será dialogado de forma transparente com os(as) estudantes e seus(suas) representantes.

A gestão do campus já traçou um plano de reposição e está aguardando o encerramento da greve para discutir, com estudantes, servidores(as) e responsáveis, como melhor adequá-lo às necessidades de todos e todas. Acreditamos que o objetivo é comum: garantir a continuidade do trabalho de qualidade e excelência ofertado pelo campus Irati do Instituto Federal do Paraná.

Estamos trabalhando para encontrar um desfecho que beneficie toda a comunidade escolar e seguimos à disposição para maiores esclarecimentos. Continuamos acompanhando os desdobramentos da negociação entre o sindicato e o governo federal.

Assim que formos notificados pela Reitoria, da possibilidade de retomarmos as aulas, avisaremos em todos os canais de comunicação dos quais dispomos visando o retorno das aulas o mais breve possível.

Agradecemos a compreensão e paciência de todos e todas durante este período.

Confira aqui o comunicado na íntegra.