Diretora do Campus Irati participa de debate com os Deputados Requião Filho e Tadeu Veneri – Campus Irati

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Foi realizado, no dia 23/11, um debate sobre a privatização de escolas do Paraná com a participação dos Deputados Estaduais Tadeu Veneri e Requião Filho.

A iniciativa foi organizada pelo Sindicato APP e também contou com a participação da Diretora-Geral do IFPR – Campus Irati, Ana Cláudia Radis; da Dirigente Sindical da APP – Sindicato (Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos) e docente da UNICENTRO, Priscila Pacheco; do representante do SINDIEDUTEC, Raphael Pagliarini; e teve a mediação da docente da UNICENTRO, Michelle Fernandes Lima.

O encontro teve objetivo debater tópicos que defendam a educação pública e que exponham com clareza as implicações da privatização do ensino.

Na ocasião a Diretora do Campus Irati deu boas-vindas a todos e ressaltou a importância de debatermos esse tema para que toda população possa analisar suas vantagens e desvantagens. Segundo a Diretora, é necessário defender e investir na educação pública para garantia de um ensino de qualidade e acessível à todos cidadãos.

De acordo com o Deputado Requião Filho, não devemos defender a privatização com base em informações falsas. É necessário que a população tenha consciência de que a privatização trará mais gastos para educação e menor qualidade de ensino.

Já o Deputado Tadeu Veneri deu destaque ao EDITAL DE CREDENCIAMENTO nº 02/2022 que trata da privatização. Segundo ele, há questões preocupantes que devem ser informadas para que as pessoas não acreditem que a privatização trará benefícios para o sistema de ensino. Tais como: a não garantia de matrículas e exclusão de estudantes com baixo rendimento escolar, a queda na qualidade de ensino, os prejuízos à educação especial, a terceirização de serviços e de docentes, dentre outras questões.

Ao final do debate os presentes puderam esclarecer suas dúvidas. E os integrantes da mesa destacaram que todos devem se inteirar sobre o documento 02/2022 e que encontros como esse são importantes para conscientização da população sobre as reais implicações da privatização da educação.