Estudantes de Agronomia participam do Dia de Campo de Cereais de Inverno do IDR – Campus Irati

Estudantes de Agronomia participam do Dia de Campo de Cereais de Inverno do IDR

Estudantes do curso de Agronomia estiveram no Dia de Campo de Cereais de Inverno no Polo de Pesquisa do IDR Paraná em Ponta Grossa.

O evento foi organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR e contou com estações sobre diferentes cultivares de trigo e aveia, sobre cereais de inverno na alimentação animal e sobre plantas de cobertura e manejo sustentável do solo.

Segundo a coordenadora do curso de Agronomia, Silvana dos Santos Moreira, “o dia de campo é uma atividade pedagógica muito importante. Nesta atividade os acadêmicos podem conhecer as cultivares disponíveis para implantação das lavouras no inverno e suas características, assim como conhecer as cultivares novas que em breve estarão no mercado de sementes. Além disso, propicia aos estudantes o contato com os pesquisadores que estão trabalhando no melhoramento genético e entender as dificuldades e desafios deste trabalho. Por exemplo: neste dia de campo os melhoristas citaram o desafio de inserir genes de resistência as doenças devido a dificuldade e também ao número reduzido de pessoas topando esse desafio, e ainda tem a adaptação das plantas ao ambiente, sendo que uma cultivar pode ser resistente a determinada doença no seu lançamento e com o cultivo ela vai perdendo essa característica tornando-se susceptível”.

Outras informações estão disponíveis no site: idrparana.pr.gov.br/