Estudantes participam de atividades alusivas à 7ª Semana Nacional de Arquivos – Campus Irati

Estudantes participam de atividades alusivas à 7ª Semana Nacional de Arquivos

No dia 07 de junho, estudantes do IFPR – Campus Irati envolvidos no projeto “Tentações autoritárias: violência política e discursos de legitimação no Brasil recente” participaram de uma atividade em parceria com o Centro de Documentação e Memória da Unicentro (CEDOC I).

A atividade foi alusiva à 7ª Semana Nacional de Arquivos e, na ocasião, os estudantes aprenderam sobre a composição de um acervo documental e também sobre fatos ocorridos no Paraná durante a Ditadura.

A Semana Nacional de Arquivos é um evento realizado por diversas Instituições Brasileiras entre os dias 2 e 9 de junho. E, neste ano, teve como tema “Arquivos: territórios de vidas”, em celebração aos 75 anos do Conselho Internacional de Arquivos e aos 50 anos da Associação Latino-Americana de Arquivos.

Nossos estudantes estiveram presentes na “Cedoc/I de portas abertas”, uma ação do Centro de Documentação e Memória da Unicentro para estudantes do ensino médio do município. O evento também conta com uma programação virtual disponível no canal do Youtube do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da UEL.

Os estudantes do IFPR foram acompanhados pela arquivista Márcia Doré e também pela professora Méri Frotscher Kramer, diretora do CEDOC; assim como pelos servidores Raphael Pagliarini e José Jailton Camargo do IFPR.

Segundo o docente Jailton, essa atividade foi importante pois “além do aprendizado sobre a composição, preservação e montagem do acervo documental, os estudantes participaram de uma oficina com o uso de fontes jornalísticas, cuja temática foi a História do Paraná e de Irati nos anos da ditadura militar”.