Estudantes Do Curso Técnico em Agroecologia visitam Estação Agrometeorológica do Iapar – Campus Irati

Agroecologia

Saber mais sobre o funcionamento do clima do nosso planeta e da nossa região em particular. Este objetivo levou os estudantes do curso Técnco subsequente em Agroecologia conhecer a Estação Agrometeorológica do IAPAR sob a orientação do prof. Otávio Bezerra Sampaio Dr. em Ciências Florestais.
A atividade faz parte do plano de ensino da Unidade didática de Climatologia. A visita foi realizada no dia 23 de agosto a partir das 20:50. A Sra Roseli responsável pela coleta dos dados nos recebeu e o prof. Otávio explicou sobre os principais instrumentos para a coleta dos dados do clima: temperatura do ar e do solo, umidade, evaporação, ventos, chuva… A turma de 30 estudantes pode também conhecer a estação automática que registra os dados do clima para o SIMEPAR.
A professora Silvana Moreira coordenadora do curso afirma que “Ir para o campo ver como acontece a coleta de dados é muito importante, desmistifica as informações e facilita o aprendizado. Uma coisa é mostrar uma imagem de um pluviômetro, ver o pluviômetro na estação e saber como acontece a coleta das informações é muito mais significativo”.