IFPR Campus Irati oferta curso Técnico em Eventos – Campus Irati

IFPR Campus Irati oferta curso Técnico em Eventos

O Instituto Federal do Paraná – Campus Avançado de Irati passa a oferecer gratuitamente mais uma opção de curso técnico subsequente na modalidade a distância (EAD). Trata-se do curso de Eventos, a ser ministrado através do Programa E-Tec Brasil, do Ministério da Educação, destinado a pessoas que já concluíram o Ensino Médio. “Como Irati é cidade pólo de região com potencial para o turismo de eventos – e o que comprova isso é o porte do Centro Cultural Denise Stoklos, cujas obras estão em andamento – o curso Técnico em Eventos vem atender as demandas existentes e as futuras”, considera o diretor geral do IFPR Campus de Irati, Francis Luiz Baranoski.

Candidatos interessados em concorrer a uma das 40 vagas ofertadas têm prazo até o dia 3 de junho para se inscrever no processo seletivo. A inscrição deve ser feita no endereço eletrônico www.ead.ifpr.edu.br , clicando em “Inscrição online”. No site estão disponíveis o comprovante de inscrição, o edital, o guia do candidato e informações sobre o curso Técnico em Eventos. Tanto a inscrição para o processo seletivo quanto o curso são gratuitos.

A prova avaliará conhecimentos do Ensino Médio, sendo dez questões de língua portuguesa, cinco questões de matemática e cinco questões de informática. O processo seletivo ocorrerá no dia 19 de junho, das 9h às 12h, no Campus Irati, mas os candidatos inscritos deverão atentar para o horário de fechamento dos portões, que será às 8h45, impreterivelmente.

O curso Técnico em Eventos terá início no mês de julho deste ano, com duração de um ano e meio e carga horária de 820 horas. As teleaulas ocorrerão uma vez por semana, nas quartas-feiras, das 19h às 22h40, no Campus Irati, com transmissão via satélite. Para o diretor geral Francis Baranoski, a tecnologia EAD “possibilita atender alunos do interior do Estado, qualificando mão de obra e proporcionando condições para melhoria da qualidade de vida do indivíduo”.

Fazem parte da metodologia o autoestudo com atividades semanais e avaliações finais presenciais. Dentre as disciplinas que comporão os quatro módulos estão comunicação empresarial; cerimonial, protocolo e etiqueta; espanhol e inglês aplicados a eventos; agenciamento turístico e hospitalidade; organização e execução de eventos; gestão financeira e empresarial para eventos; logística e marketing de eventos; introdução a gastronomia; layout de espaços e decoração de eventos.

Outras informações no IFPR Campus Irati, que está localizado na Rua Pedro Kopp, 100, Vila Matilde, telefone (41) 8882-6843, e-mail secretaria.irati@ifpr.edu.br

Eventos: cenário otimista

Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Ministério do Turismo mostra que o Brasil está entre os dez maiores destinos em número de eventos internacionais. Os turistas que visitaram o país entre 2007 e 2008 injetaram mais de 34 milhões de dólares na economia nacional, dos quais 21,5 milhões de dólares foram relativos à hospedagem e alimentação.

Como o Brasil vai sediar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, a perspectiva é que o cenário melhore ainda mais. O Ministério do Turismo definiu quatro eixos de atuação para a Copa de 2014 e um deles refere-se à qualificação profissional, juntamente com promoção e imagem, requalificação do parque hoteleiro e infraestrutura turística.