IFPR Câmpus Irati será ampliado e terá Ensino Médio – Campus Irati

IFPR Câmpus Irati será ampliado e terá Ensino Médio

Ampliação do espaço físico e implantação do Ensino Médio no Câmpus Irati foram anunciadas para a comunidade pelo reitor do Instituto Federal do Paraná, professor Irineu Mario Colombo, e pelo diretor geral do câmpus, professor Francis Luiz Baranoski. O anúncio ocorreu no dia 22, durante solenidade que marcou a entrega da revitalização do câmpus, que recebeu investimento aproximado de R$ 500 mil do governo federal em obras de melhorias na estrutura.

Francis Baranoski destacou o trabalho do então reitor Alípio Santos Leal Neto e do prefeito Sergio Luiz Stoklos com apoio do deputado federal Ângelo Vanhoni e do então deputado estadual Felipe Lucas para implantar, em 2009, uma unidade em Irati, com investimento de R$ 1,2 milhões por parte do município. “Para o ano de 2013 será oferecido também o Ensino Médio integrado ao curso técnico de Informática e para isso será necessária a contratação de mais professores, que se somarão a atual equipe de 15 professores e seis técnicos”, anunciou o diretor.
Na oportunidade, foi entregue a Prefeitura Municipal de Irati o projeto para construção do bloco padrão, de cerca de 5 mil metros quadrados, com salas de aula e demais dependências. Para o prefeito Stoklos, o reitor Irineu Colombo está imprimindo impulso ao trabalho de formação técnica profissionalizante, iniciado na gestão anterior. “Exemplo disso é que aqui no Paraná foi feito o projeto padrão dos novos blocos que será adotado para os Institutos Federais em todo o País. “A expansão pedagógica e estrutural irá possibilitar implantação de novos cursos e formação de um número maior de pessoas e a formação é o grande diferencial para o desenvolvimento econômico e social”, afirmou. O prefeito ressaltou ainda que o IFPR terá significativa parcela de contribuição no desenvolvimento do município nos próximos dez anos.
“Esta será a primeira de muitas inaugurações no Câmpus Irati e em todos os outros câmpus do Instituto no Paraná”, afirmou o reitor Irineu Mario Colombo, referindo-se aos planos diretores que estão sendo elaborados para as unidades do IFPR. Citou que os espaços na área de aproximados 3 hectares, doados a instituição pelo município, serão ocupados gradativamente por blocos contendo biblioteca, auditório, laboratórios, salas de aula e administrativas, dentre outras estruturas. Afirmou que a equipe completa deverá ser de 50 a 90 professores, 45 técnicos administrativos, mais os funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços ao IFPR. “E para implantar o plano diretor completo será necessária uma área maior, talvez de 3 a 5 hectares a mais, e vamos precisar da colaboração do município pois temos garantidos os recursos federais para expansão, que deverá ocorrer até 2015”, destacou.
Colombo anunciou para breve o lançamento do edital de licitação para construção de 22 blocos que irão atender parte dos 14 câmpus existentes, incluindo Irati, e 12 novos campus, cm investimento aproximado de R$ 100 milhões.
A solenidade contou com a participação do diretor de Infraestrutura da Pró-Reitoria de Administração do IFPR, Pierre Luiz Alves, o diretor geral do Câmpus Cascavel, professor Luiz Carlos Eckstein, alunos, docentes e servidores da instituição, imprensa, autoridades municipais e regionais, e ainda a música do Trio Bossa Funk & Soul.