IFTECH é realizada no Campus Irati – Campus Irati

IFTECH

IFTECH é realizada no Campus Irati

Foi realizada no último sábado, dia 27 de agosto, a Feira de Inovação Tecnológica do IFPR – IFTECH. Na oportunidade, foram apresentados protótipos e modelos desenvolvidos em projetos que apresentam algum tipo de inovação.

A Coordenadora de Pesquisa e Extensão, Gisele Ribas, destaca que a IFTECH, na sua quarta edição, teve como um de seus objetivos destinar 50% dos recursos para o desenvolvimento de protótipos na área de tecnologias assistivas. “Mesmo com a redução do auxílio financeiro recebido para desenvolvimento dos protótipos, os alunos se empenharam e apresentaram ótimos protótipos”, destaca a professora. Gisele ressalta ainda que a IFTECH estimula o interesse dos alunos e servidores do Campus pelo desenvolvimento da ciência, e principalmente da Inovação.

Foram apresentados no evento os seguintes projetos:

– Termogerador – Alunos: Arthur Gabriel Alesi, João Vitor Chaicoski, Lucas Eduardo da Cruz – Orientador: Hugo, Gisele e Viviane

– Régua de Leitura – Alunos: Cássia Fillus e Éverton Silveira – Orientadora: Laynara

– Guia Digital para Deficientes Visuais – Alunos: Juliana Tech, Mateus Marochi Olenik, Vanessa e Luiza – Orientador: Hugo

– Recipiente Aquecedor – Alunos: Caroline Marinho, Emanuele Galvão, Sophia Bello – Orientadores: Viviane e Hugo

– Mancala Elementar em Braile – Alunos: Iago Bataglin e Eduardo Maravieski – Orientadora: Viviane

– Gerador eólico – Alunos: Ingrid Nascimento, Juliana Amaral, Karolyne Taborda, Mariane Chasco e Veridiane Almeida – Orientadores: Viviane e Murilo

– Farol Automático – Alunos: André Jonson, André Nascimento e Igor Ieski – Orientadores: Adilson, Tiago e Cleverson

– Botão de Emergência – Alunos: Luis Siman, Wesley Visinoni, Luís Wunsch, Fábio Leite – Orientadores: Thalita e Valter

A estudante Cricia Adamante, que visitou a IFTech, reforça a importância de eventos como este: “Acho que estas feiras e projetos estimulam bastante e devem ser realizados frequentemente, pois proporcionam aos alunos e a comunidade novas perspectivas. O IFPR Campus Irati oferece muitas oportunidades interessantes para a região”.

Os protótipos classificados em 1º, 2º, 3º lugares apresentarão as versões finais no II SIPEX e participarão do V SE²PIN – Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, em Cascavel. O resultado final pode ser conferido aqui.